Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Especialista diz que vírus 'desaparece' passados 70 dias

Isaac Ben-Israel defende que padrões mostram que número de infeções decresce gradualmente após vírus se instalar numa comunidade.

Especialista diz que vírus 'desaparece' passados 70 dias
Notícias ao Minuto

07:17 - 25/04/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Isaac Ben-Israel

Isaac Ben-Israel, matemático chefe do programa de Estudos de Segurança da Universidade de Tel Aviv, defende que o surto de novo coronavírus, segundo os seus estudos, chega ao pico cerca de 40 dias depois do primeiro contágio e tenderá a desaparecer gradualmente das sociedades. 

Segundo este especialista, citado pela imprensa britânica, o pico de contágios é atingido 40 dias depois do primeiro contágio, sendo que passados outros 30 dias se estima que o vírus, pelo menos é o que mostram os padrões matemáticos, desaparece. 

"A nossa análise mostra que este é um padrão constante entre os países. Surpreendentemente, esse padrão é comum nos países que sofreram severos bloqueios [quarentena ou medidas restritivas de liberdades], incluindo a paralisia da economia, bem como nos países que implementaram uma política muito mais branda e continuaram na vida cotidiana", começa por referir. 

Instado a explicar o tema, comparando-se mesmo o caso de Nova Iorque, que ainda está severamente afetado pela pandemia de Covid-19, Ben-Israel esclarece que não tem uma explicação, mas que esta é a 'verdade' do ponto de vista estatístico.

"Não tenho explicação. Há todo tipo de especulações. Talvez esteja relacionado com o clima, ou o vírus tenha vida própria", explica, afirmando que a política de confinamento severo da população se deveu, de certa forma, "a uma histeria em massa".

Relembre-se que, neste momento, são vários os países do globo que vivem sob confinamento, sendo que se realizam nesta altura diversos estudos sobre vacinas ou medicamentos para a Covid-19.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório