Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Regulador desaconselha medicamento sugerido por Trump contra Covid-19

FDA avisa que "hidroxicloroquina e cloroquina não deram provas de ser seguras ou efetivas para tratar ou prevenir" a doença.

Regulador desaconselha medicamento sugerido por Trump contra Covid-19
Notícias ao Minuto

17:57 - 24/04/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Covid-19

A FDA (Food and Drug Administration) lançou, esta sexta-feira, um aviso à população dos Estados Unidos quanto ao uso de hidroxicloroquina e cloroquina, medicamentos sugeridos por Donald Trump como possíveis curas para a Covid-19.

O regulador norte-americano diz estar "ciente de relatos de sérios problemas de ritmo cardíaco em pacientes com Covid-19" que usaram este tipo de produtos, assim como do "aumento do uso destes medicamentos em pacientes em regime ambulatório".

"Gostaríamos de recordar aos profissionais de saúde e aos pacientes os riscos associados à hidroxicloroquina e à cloroquina. Vamos continuar a investigar os riscos associados com o uso de hidroxicloroquina e cloroquina contra a Covid-19", pode ler-se na nota.

"Hidroxicloroquina e cloroquina não deram provas de ser seguras ou efetivas para tratar ou prevenir a Covid-19. Estão a ser estudadas em ensaios clínicos a autorizámos o uso temporário durante a pandemia de Covid-19 no tratamento do vírus em pacientes hospitalizados quando os ensaios clínicos não estão disponíveis", prossegue.

A FDA termina sublinhando que "hidroxicloroquina e cloroquina podem causar ritmos cardíacos anormais", assim como "um ritmo cardíaco perigosamente elevado chamado taquicardia ventricular" pelo que não são aconselhadas, especialmente, em pacientes com "doenças cardíacas e hepáticas".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório