Uma equipa de cientistas da Índia descobriu uma nova espécie de serpente venenosa e batizou-a de 'Trimeresurus salazar', em honra de Salazar Slytherin, maléfico mago do universo Harry Potter.
Os resultados da descoberta científica, feita durante uma expedição a Arunachal Pradesh, na Índia, foram publicados na revista Zoosystematics and Evolution. A equipa sugere, porém, que a cobra em questão seja conhecida como 'víbora salazar'.
E porquê Salazar Slytherin? Bem, para quem não está familiarizado com a história criada por J. K. Rowling, Salazar Slytherin era um dos quatro fundadores da escola da magia Escola de Magia e Feitiçaria de Hogwarts e o único com propensão para uma política mais... ditatorial. Para além de muito poderoso, este mago particular tinha a habilidade de falar com cobras, razão pela qual a serpente era o símbolo da sua Casa (ou fação).
As serpentes da família 'Trimeresurus' são venenosas e podem ser encontradas na Ásia. Esta espécie foi encontrada na Índia, onde existem, pelo menos, mais 48 espécies desta família de serpentes. Uma das suas características mais evidentes está nos machos, que possuem uma listra vermelha/alaranjada ao longo da cabeça e do corpo, conforme pode ver na imagem acima.