Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

França acusa Irão de ameaçar segurança com teste de satélite militar

A França condenou hoje "veementemente" o lançamento de um satélite militar pelo Irão, dizendo que constitui uma violação de resoluções das Nações Unidas e uma ameaça à segurança regional.

França acusa Irão de ameaçar segurança com teste de satélite militar
Notícias ao Minuto

17:27 - 23/04/20 por Lusa

Mundo França

Os Guardas da Revolução iranianos anunciaram quarta-feira o lançamento do seu primeiro satélite para o espaço, no âmbito de um programa espacial militar secreto, no meio de uma escalada de tensões entre Washington e Teerão.

Em reação, os EUA convocaram a comunidade internacional a condenar a iniciativa iraniana, alegando que Teerão violou uma resolução das Nações Unidas, que proíbe o lançamento de mísseis nucleares por parte do Irão.

"Devido à proximidade de tecnologias usadas para lançamentos espaciais e mísseis balísticos, este lançamento contribui diretamente para o desenvolvimento já muito preocupante do Irão no seu programa de mísseis balísticos", disse o Ministério dos Negócios Estrangeiros francês.

Para a diplomacia francesa, o Irão deve cessar "todas as atividades ligadas ao desenvolvimento de mísseis balísticos projetados para serem capazes de transportar armas nucleares, incluindo dispositivos espaciais".

"O programa balístico iraniano é uma fonte de grande preocupação para a segurança regional e internacional. Contribui para a desestabilização da região e para o aumento das tensões", disse o Ministério dos Negócios Estrangeiros, que concorda com a perspetiva norte-americana de que o lançamento do satélite viola a resolução 2231 do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Esta resolução ordena Teerão a não realizar "qualquer atividade ligada a mísseis balísticos projetados para albergar cargas nucleares".

"O papel desempenhado pelas forças aeroespaciais do corpo dos Guardas da Revolução Islâmica, uma entidade sancionada pela União Europeia, testemunha a estreita ligação entre esses dois programas", espaço e balística, disse a diplomacia francesa.

Para o Governo francês, este lançamento é apenas uma "capa falsa para o desenvolvimento pelo Irão de tecnologias balísticas avançadas".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório