Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

OMS alerta que pandemia não pode pôr em risco campanhas de vacinação

A Organização Mundial de Saúde (OMS) avisou hoje que a pandemia de covid-19 não pode pôr em risco campanhas de vacinação contra outras doenças, sublinhando que doenças como a poliomielite ou o sarampo podem ressurgir.

OMS alerta que pandemia não pode pôr em risco campanhas de vacinação
Notícias ao Minuto

16:12 - 23/04/20 por Lusa

Mundo Covid-19

"Os surtos dessas doenças não podem constituir uma ameaça quando temos vacinas seguras e eficazes", afirmou o diretor geral da organização, Tedros Ghebreyesus, sublinhando que "voltarão em força" se não se vacinar.

Em 2019, cerca de 800.000 pessoas terão sido infetadas com sarampo, cujo ressurgimento a OMS teme que aconteça este ano, sobretudo se diminuir o ritmo da vacinação ou os serviços sejam suspensos por causa das limitações impostas pela pandemia.

Em comunicado divulgado a propósito da semana mundial da imunização, entre 24 e 30 de abril, o responsável máximo da OMS salienta que o mundo ainda está longe da meta de 95 por cento de cobertura de vacinação de doenças como a poliomielite.

Apesar dos progressos registados nas últimas décadas, "quase 20 milhões de crianças -- uma em dez -" em todo o mundo não foram vacinadas contra o sarampo, difteria ou tétano.

Cerca de 13 milhões de crianças nunca foram vacinadas, a maioria das quais em países com sistemas de saúde frágeis, que torna difícil terem acesso a cuidados de saúde essenciais quando adoecem.

A OMS avisa que os países não podem interromper os serviços de vacinação e devem trabalhar para os repor rapidamente quando tenham sido interrompidos.

A pandemia da covid-19, para a qual ainda não há vacina, já provocou perto de 184 mil mortos e infetou mais de 2,6 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório