Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Covid-19: Turquia assinala 100 anos do parlamento nacional com restrições

A Turquia iniciou hoje as celebrações do centenário da fundação da Grande Assembleia Nacional (TBMM, parlamento), com um avião das linhas aéreas turcas a percorrer os céus e a desenhar a bandeira nacional.

Covid-19: Turquia assinala 100 anos do parlamento nacional com restrições
Notícias ao Minuto

14:19 - 23/04/20 por Lusa

Mundo Turquia

As celebrações do Dia da Soberania Nacional da Turquia e do Dia da Criança foram alteradas devido à pandemia de covid-19, com as autoridades a substituírem as paradas e cerimónias escolares por ajuntamentos limitados e cumprindo as indicações de distanciamento social.

O portal da Internet Flightradar24 mostrou um crescente e uma estrela nos céus da Turquia "desenhados" por um Boeing 777 da Turkish Airlines e as televisões mostraram imagens de crianças com bandeiras nas ruas.

O Governo do AKP (islamita e conservador) também pediu aos cidadãos turcos para entoarem o hino nacional no final da tarde, enquanto responsáveis oficiais visitavam na capital Ancara o mausoléu de Mustafa Kemal Atatürk, fundador da "Turquia moderna".

O último balanço do Ministério da Saúde indica que 2.376 pessoas morreram devido ao novo coronavírus, com a Turquia a ocupar a sétima posição à escala mundial no número de infeções confirmadas, cerca de 100.000 segundo a universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos.

Os especialistas consideram que o número de pessoas afetadas pela covid-19 é muito mais elevado em comparação com os resultados divulgados pela Johns Hopkins, em parte devido a testes ainda muito limitados e às dificuldades em registar todos os óbitos em plena crise sanitária.

A Turquia encerrou escolas, restaurantes e outros locais públicos para tentar conter o vírus, proibiu a saída de casa às pessoas com menos de 20 anos e com mais de 65, e institui um recolher obrigatório global durante os fins de semana, que esta semana foi alargado para quatro dias.

Nos últimos anos, o Dia da Soberania Nacional foi assinalado com paradas militares, celebrações e crianças a simularem funções ministeriais na presença atenta do Presidente Recep Tayyip Erdogan.

Kemal Atatürk, fundador da República da Turquia, apelou para a realização de eleições no decurso da guerra da independência e na sequência da derrota do Império Otomano na Primeira Guerra Mundial.

Em 23 de abril de 1920 a TBMM promovia a sua primeira sessão. Pouco mais de três anos depois, em 29 de outubro de 1923, era proclamada a República da Turquia.

Um referendo em 2017 alterou o sistema governativo na Turquia ao esvaziar as funções do parlamento e impor uma presidência executiva, fornecendo a Erdogan amplos poderes.

A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 183 mil mortos e infetou mais de 2,6 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Os Estados Unidos são o país com mais mortos (46.785) e mais casos de infeção confirmados (mais de 842 mil).

Seguem-se Itália (25.085 mortos, em mais de 187 mil casos), Espanha (22.157 mortos, mais de 213 mil casos), França (21.340 mortos, mais de 155.800 casos) e Reino Unido (18.100 mortos, mais de 133 mil casos).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório