Meteorologia

  • 19 MAIO 2022
Tempo
29º
MIN 14º MÁX 30º

Covid-19: Brasil com quase 2.500 novos casos e 166 óbitos

Número de infetados com o novo coronavírus já ultrapassou os 43 mil.

Covid-19: Brasil com quase 2.500 novos casos e 166 óbitos
Notícias ao Minuto

22:03 - 21/04/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Covid-19

O Ministério da Saúde do Brasil deu a conhecer, há momentos, os dados mais recentes relativos à pandemia do novo coronavírus no país, revelando que nas últimas 24 horas foram registados 2.498 novos casos e morreram mais 166 pessoas por causa da Covid-19.

Ao todo, o Brasil já confirmou que 43.079 pessoas testaram positivo para o novo coronavírus desde o início do surto. O número de vítimas mortais subiu para 2.741.

De acordo com o balanço divulgado pelo Ministério da Saúde, o aumento no número de mortes nas últimas 24 horas foi de 6,45%, passando de 2.575 mortes na segunda-feira, para 2.741 hoje. Em relação ao número de infetados, o crescimento foi de 6,15%, de 40.581 para 43.079 casos confirmados.

Segundo o ministério, a taxa de letalidade da covid-19 está fixada hoje em 6,4%.

Regionalmente, o sudeste brasileiro, que engloba São Paulo e Rio de Janeiro, é a região que acumula o maior número de casos, com 23.133 casos de infeção e 1.632 mortes. No lado oposto está o centro-oeste, com 1.656 casos confirmados e 55 óbitos desde a chegada da pandemia ao país, no final de fevereiro..

Atualmente, 12 estados têm mais de mil casos registados da covid-19: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Pernambuco, Pará, Ceará, Bahia, Maranhão e Amazonas.

Segundo dados divulgados pelo executivo na manhã de hoje, até segunda-feira o país sul-americano já tinha registado a recuperação de 22.991 pacientes infetados.

Um dos estados que mais preocupa as autoridades brasileiras é o Amazonas, cujo sistema de saúde já entrou em colapso, devido à sua debilitada rede hospitalar.

Após a prefeitura de Manaus, capital do Amazonas, ter anunciado hoje, na sua página na internet, a instalação de contentores frigoríficos para armazenar os caixões das vítimas mortais de covid-19 que aguardam uma vaga para o sepultamento, as autoridades locais informaram que estão a abrir valas comuns para agilizar os enterros, na zona oeste da cidade.

O Amazonas registou, até ao momento, 193 mortos devido ao novo coronavírus e 2.270 casos de infeção.

O Ministério da Saúde assinou, na segunda-feira, um contrato de aquisição de 3.300 ventiladores da empresa brasileira KTK Indústria e Comércio Ltda. O investimento federal para a aquisição dos equipamentos é de 78 milhões de reais (13,5 milhões de euros).

A tutela informou ainda que ampliou de 23,9 milhões para 46,2 milhões o número de testes para diagnóstico da covid-19 que pretende obter, "seja por compra direta ou por meio de doações", acrescentou.

Até ao momento, de acordo com o Governo brasileiro, liderado pelo Presidente Jair Bolsonaro, mais de dois milhões de testes rápidos já foram distribuídos aos estados de todo o país. Os testes em causa foram doados pela empresa mineira Vale, para ajudar o Brasil a enfrentar a pandemia.

De acordo com o portal Worldometer, que compila quase em tempo real informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças, de fontes oficiais dos países, de publicações científicas e de órgãos de informação, o Brasil testou, até ao momento, 1.373 pessoas por cada um milhão de habitantes (o Brasil tem 210 milhões de habitantes).

A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 174 mil mortos e infetou mais de 2,5 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Leia Também: AO MINUTO: Hotéis reabrem em julho; Covid já fez mais de 174 mil mortos 

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório