Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Itália apresenta ainda esta semana plano de reabertura do país

Ainda assim, Giuseppe Conte afirmou que não pode reabrir tudo de imediato e que o processo será "lento e gradual".

Itália apresenta ainda esta semana plano de reabertura do país
Notícias ao Minuto

16:39 - 21/04/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Pandemia

O primeiro-ministro de Itália, Giuseppe Conte, anunciou através das redes sociais que irá apresentar até ao final da semana o plano para a reabertura do país - um dos mais castigados pela pandemia do novo coronavírus -, que prevê que comece a ser aplicado a partir de 4 de maio.

"Gostaria de poder dizer: ‘Vamos abrir tudo. Imediatamente. Começamos amanhã de manhã…’ Mas uma decisão dessas seria irresponsável. Faria a curva de contágios subir de uma forma descontrolada e anularia todos os esforços que fizemos até agora”, escreveu o governante na rede social Facebook.

“Temos de agir com base num plano nacional de reabertura, que todavia terá em consideração as peculiaridades territoriais”, acrescentou.

"Antes do final desta semana, espero comunicar-vos este plano e explicar os detalhes deste complexo programa. Uma previsão razoável é que o vamos aplicar a partir de 4 de maio", salientou.

Conte explicou ainda que o programa terá "um cariz nacional, uma vez que deverá oferecer uma reorganização dos métodos de prestação de serviços de trabalho, um repensar dos modos de transporte, novas regras para as atividades empresariais" tendo em conta as características de cada região.

"Porque as características e métodos de transporte em Basilicata não são os mesmos que na Lombardia. Além disso, a recetividade das estruturas hospitalares muda de região para região e deve ser constantemente proporcional ao número de pacientes infetados e com a COVID-19", atirou

Os últimos dados revelados pelas autoridades sanitárias italianas davam contam de 24.114 pessoas morreram em Itália desde o início da pandemia. O número total de casos de infeção é de 181.228.

Leia Também: Itália com mais de 24 mil mortes, mas números continuam a descer

Recomendados para si

;
Campo obrigatório