Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

AO MINUTO: Hotéis reabrem em julho; DECO questiona preços dos privados

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Hotéis reabrem em julho; DECO questiona preços dos privados
Notícias ao Minuto

15:49 - 21/04/20 por Fábio Nunes com Anabela Sousa Dantas

Mundo Coronavírus

Pela primeira vez desde que teve início o surto de Covid-19 em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) revelou que o número de pessoas que recuperaram da doença e tiveram alta hospitalar superou o número de vítimas mortais

Segundo os dados hoje divulgados, foram registados em Portugal 21.379 pessoas infetadas. Desse total, 762 pessoas morreram e 917 recuperaram, tendo a DGS anunciado um aumento de quase 300 casos de recuperações comparativamente ao boletim epidemiológico de ontem. 

Estados Unidos, Itália, Espanha e França mantêm-se como os países afetados pela Covid-19 no mundo, embora Itália mostre sinais cada vez mais encorajadores de redução no número de casos.  

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h00 - O registo de hoje termina por aqui, será retomado na manhã de quarta-feira. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: atendimento@sns24.gov.pt

23h58 - O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou esta terça-feira uma suspensão temporária da imigração durante dois meses no país, para que os mais de 22 milhões de norte-americanos que ficaram no desemprego provocado pelo surto do novo coronavírus não enfrentem tanta concorrência.

23h52 - Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial de Saúde, deixou há instantes a seguinte mensagem no Twitter: "Honestidade".

23h49 Netflix com lucros de 709 milhões de dólares. A plataforma de conteúdos de entretenimento em 'streaming' Netflix anunciou hoje lucros de 709 milhões de dólares (mais de 652 milhões de euros), entre janeiro e março, duplicando os resultados obtidos no período homólogo de 2019, devido à pandemia.

23h45 - E em Portugal? Relativamente ao número de casos confirmados de infeção, os dados da DGS revelam que há mais 516 casos do que na segunda-feira, representando uma subida de 3,7%, elevando-se o número total para 21.379 infetados. Em baixo, pode ver a evolução do registo diário de novas infeções desde o início de março.

23h42 - E em Portugal? Foram hoje anunciados mais 762 mortos associados à Covid-19, mais 27 do que na segunda-feira. No mapa abaixo, pode ver uma relação do registo diário de mortes desde 18 de março, data do anúncio do primeiro óbito, verificando-se uma tendência de descida desde a segunda semana de abril.

23h35 - Emmanuel Macron, presidente da França, e o papa Francisco conversaram, esta terça-feira, sobre as respostas a nível mundial à pandemia do novo coronavírus, e chegaram à conclusão de que têm "muitas convergências", nomeadamente no que toca à redução da dívida dos países mais pobres.

23h26 Eis um balanço dos números de vítimas mortais e infeções nos cinco países mais afetados, neste momento:

  • Estados Unidos. Tiveram a sua primeira morte ligada ao coronavírus no final de fevereiro e são o países mais afetado em termos de número de óbitos e de casos, com mais de 45 mil mortes em mais de 815 mil casos, numa altura em que cerca de 80 mil pessoas foram declaradas curadas;
  • Itália. Continua a ser o país mais afetado a nível europeu, com 24.648 mortes em 183.957 casos. Há mais de 50 mil recuperados;
  • Espanha. O país vizinho começa a dar sinais de abrandamento na progressão da pandemia, mas conta já com um total de 21.282 óbitos em 204.178 casos de infeção;
  • França. O país totaliza 20.796 mortes em 158.050 casos de infeção. Em França há 30.106 pessoas hospitalizadas devido à Covid-19 e 5.433 destes pacientes estão nos cuidados intensivos;
  • Reino Unido. O número de óbitos subiu para 17.337 após ter sido registada a morte de mais 823 pessoas infetadas nas últimas 24 horas. O número total de casos de contágio é agora de 129.044.

23h21 - Um médico, de 32 anos, morreu na noite de segunda-feira no hospital Emílio Ribas em São Paulo, no Brasil, com suspeitas de estar infectado com o novo coronavírus.

23h00 - Os números globais da pandemia:

  • 2,551,538 casos de infeção, dos quais:
  • 688,356 estão recuperados (26%);
  • 1,686,005 são casos ativos (66%), dos quais 57,254 estão em estado grave (3,3%);
  • 177,777 morreram (6,9%).

Estes dados foram retirados daqui, um mapa global com atualizações automáticas. Aqui pode confirmar os dados disponibilizados hoje pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças Transmissíveis (ECDC), mas estes não incluem os números avançados pelos diversos países ao longo do dia.

22h54 - Nova Iorque dá hoje conta de mais 481 mortos por causa do novo coronavírus, ascendendo o número total a quase 15 mil. O governador do estado de nova-iorque, Andrew Cuomo, sublinhou, em conferência de imprensa, que o número de hospitalizações continua, porém, a descer pelo oitavo dia consecutivo.

Cuomo acrescentou, ainda, que planeia dizer "unicamente a verdade" na sua visita ao presidente norte-americano, que irá acontecer hoje.

22h38 - O Serviço de Intervenção nos Comportamento Aditivos e nas Dependências (SICAD) reforçou o funcionamento da Linha VIDA 1414, alargando o período de atendimento em duas horas diárias.

A Linha VIDA 1414 funciona de segunda a sexta-feira, entre as 10h00 e as 20h00, é gratuita e tem como propósito responder a questões relacionadas com os comportamentos aditivos e dependências, com e sem substâncias, que sejam colocadas por cidadãos com problemas, familiares e/ou amigos e também para técnicos da área.

22h16 - Tem sentido dificuldades em planear a sua ida ao supermercado? Para garantir que tem tudo o que precisa para "por um período mais longo de tempo", a Direção-Geral da Saúde divulgou, esta terça-feira, um conjunto de recomendações para otimizar a ida às compras e "evitar deslocações frequentes" aos estabelecimentos comerciais.

Já agora, descubra aqui alguns alimentos que o vão ajudar a ganhar massa muscular durante a quarentena.

22h00 - Atualização do Brasil. Autoridades de saúde brasileiras registam hoje 2.741 mortos e 43.079 casos de infeção desde o início da pandemia no país. São avançados, portanto, mais 166 mortes e 2.498 casos de infeção.

21h40 - Nicarágua. O governo da Nicarágua está a impedir o regresso de 251 cidadãos, atualmente em El Salvador, Honduras e Ilhas Caimão devido à pandemia de Covid-19, denunciou hoje uma organização humanitária.

21h30 - A Defesa do Consumidor vai pedir à Entidade Reguladora da Saúde que clarifique se os hospitais privados podem, devido à Covid-19, cobrar valores extra pelos equipamentos de proteção dos profissionais de saúde, avançou hoje a Deco.

"Já recebemos alguns pedidos de informação e reclamações que dizem que os consumidores, quando se dirigem a unidades de serviços de saúde privadas, são confrontados com a cobrança de um valor adicional destinado a pagar os equipamentos de proteção individual (EPI) dos profissionais de saúde", revelou à Lusa Paulo Fonseca, coordenador do departamento jurídico e económico da Deco.

21h18 - Balanço a nível global. A pandemia do novo coronavírus matou 174.001 pessoas e infetou mais de 2,5 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP. Há ainda 2.525.240 casos de infeção oficialmente diagnosticados em 193 países e territórios desde o início da epidemia, em dezembro passado, na China.

21h15 EUA tiveram "luxo" de observar pandemias antes de as sofrerem. Os Estados Unidos tiveram, "por muito tempo, o luxo de ver o que acontece nos outros países" durante pandemias, antes de serem afetados, considerou hoje o professor de segurança nacional Charles Morgan.

21h14 - Açores. Dois ex-reclusos que estavam em confinamento obrigatório num hotel em Ponta Delgada, nos Açores, deslocaram-se a outro concelho na ilha de São Miguel, com autorização da delegação de saúde, antes de terem testado positivo por Covid-19.

21h11 - António Costa recorreu à rede social Twitter para fazer as primeiras declarações após ter recebido em São Bento representantes das cadeias de hotéis Vila Galé, Porto Bay, Pestana e Sana, e dirigentes da AHRESP (Associação da hotelaria, restauração e similares de Portugal).

21h05 - Últimas atualizações a nível local:

  • O Continente Modelo de Alcobaça, encerrado na sexta-feira após três funcionários terem testado positivo para a covid-19, reabre na quarta-feira com trabalhadores de outras lojas do grupo.
  • O hotel João Paulo II, no santuário do Sameiro, em Braga, vai funcionar como "uma estrutura de retaguarda" distrital para acolher doentes com Covid-19 que recebam alta hospitalar mas precisem de "algum acompanhamento clínico".
  • A mara de Esposende vai disponibilizar computadores e acesso à internet a alunos carenciados para "poderem acompanhar o Ensino à Distância, decorrente do cancelamento das atividades letivas e não letivas presenciais".
  • A mara de Braga apelou hoje a uma alteração da lei para poder pagar integralmente os salários aos bombeiros sapadores locais que ficaram em casa por terem sido infetados com Covid-19.
  • A mara das Caldas da Rainha, no distrito de Leiria, adquiriu tecido e requisitou a fábricas de marroquinaria do concelho a confeção de 100 mil máscaras reutilizáveis que vão ser distribuídas gratuitamente pela população.
  • O processo de transferência de 22 doentes com Covid-19 para uma unidade hoteleira em mara de Lobos, freguesia onde foi instalada uma cerca sanitária, encontra-se "em andamento", indicou hoje o secretário da Saúde da Madeira, Pedro Ramos.
  • O município de Torre de Moncorvo está a imprimir de forma gratuita conteúdos programáticos para distribuir pelos alunos mais carenciados do concelho que frequentam o 1º ciclo do agrupamento de escolas.
  • A mara de Barcelos vai adquirir 200 computadores e hotspots para emprestar a alunos carenciados e máscaras reutilizáveis para ceder a toda a população do concelho.
  •  O Município de Leiria adquiriu 300 computadores e o mesmo número de sistemas de internet para dar resposta aos alunos no acesso às aulas 'online'.

21h00 - A Marinha instalou um centro de acolhimento temporário com 350 camas na Base Naval de Lisboa, em Almada, que já está disponível para receber doentes de covid-19 ou pessoas com necessidade de isolamento, incluindo profissionais de saúde.

20h48 Países Baixos sem futebol até setembro. Até dia 1 de setembro não se irá realizar nenhum evento desportivo nos Países Baixos. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro holandês Mark Rutte.

O Governo holandês anunciou ainda a reabertura das escolas primárias a partir do dia 11 de maio

20h47Parlamento aprecia no dia 30 relatório sobre estado de emergência. A conferência de líderes marcou hoje um novo plenário para dia 30 para apreciar o relatório relativo ao segundo período do estado de emergência, deixando em aberto na agenda o debate sobre o prolongamento do mesmo.

20h40 - Celebridades. Esta terça-feira, dia 21, José Rodrigues dos Santos foi convidado de Tânia Ribas de Oliveira no programa 'A Nossa Tarde', da RTP, e revelou que a sua filha teve Covid-19.

20h38 Instituto de Veterinária vai passar a realizar 400 a 500 testes/dia. A informação foi avançada pelo Ministério da Agricultura. Os novos testes de diagnóstico arrancam na próxima semana através do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária.

20h33 - Espanha. Ministério da Saúde espanhol anuncia que as crianças com menos de 14 anos podem dar passeios a partir do próximo domingo, dia 26.

20h16 - A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) "está a preparar orientações gerais" para a "retomada possível e gradual" de celebrações comunitárias e o culto nas igrejas

19h59 - Um realizador nigeriano criou uma curta de animação para ajudar a explicar às crianças o coronavírus e a necessidade do isolamento social. A mensagem dos desenhos animados parece estar a surtir efeito juntos das crianças na Nigéria. 

19h54 - As autoridades de saúde de Cabo Verde registaram hoje mais um caso positivo de infeção pelo novo coronavírus na cidade da Praia, elevando para 68 o número de casos em todo o país

19h30 - As comemorações do 25 de abril na Assembleia da República, marcadas para o próximo sábado, não vão contar com mais de 100 pessoas.

A informação foi transmitida pela porta-voz da conferência de líderes Maria da Luz Rosinha. A deputada do PS disse que o assunto foi "falado" no final da reunião e os dois maiores grupos parlamentares manifestaram a intenção de reduzir o número de deputados inicialmente previsto.

19h29 - Novo caso positivo confirmado em Moura. Uma mulher da comunidade residente no sítio do Margaçal, em Moura, está infetada com o novo coronavírus responsável pela Covid-19 e os restantes 12 moradores vão ser testados, informou hoje o serviço municipal de proteção civil.

19h21 - Atualização do Peru. O Peru regista esta terça-feira 17.837 casos confirmados, mais 1.513 do que na véspera, e regista um total de 484 mortes (mais 39 do que ontem). Existem 2.419 pacientes hospitalizados, com 380 em cuidados intensivos.

19h19 - Dois aviões fretados pelo Canadá para trazer da China material médico destinado a combater a pandemia de covid-19 regressaram ao país vazios na sequência de "problemas logísticos no terreno", afirmou hoje o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau.

19h18 - E porque nem tudo são más notícias, recorde um dos aspetos mais importantes da conferência diária da DGS de hoje.

19h15 - Nem tudo são más notícias. Uma mulher belga de 103 anos infetada com o novo coronavírus saiu hoje da unidade de cuidados intensivos de um hospital em Oostduinkerke, na província da Flandres Ocidental, onde permaneceu cerca de um mês, divulgaram os media belgas.

19h14 - Irlanda. O Governo irlandês anunciou hoje a interdição de reuniões de mais de 5.000 pessoas até ao fim de agosto para evitar a propagação no novo coronavírus, que já provocou 687 mortes na Irlanda.

19h10 - Hotéis começam a reabrir em julho. O presidente da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), Raul Martins, disse hoje que a maioria dos hotéis poderá começar a reabrir em julho e que está a ser preparado um selo de garantia para dar confiança aos clientes.

"A hotelaria portuguesa pensa que poderá começar a reabrir em julho, provavelmente alguns hotéis ainda em junho, e naturalmente com todos os cuidados e todas as garantias sanitárias", afirmou Raul Martins à saída de uma reunião com o primeiro-ministro, António Costa, que recebeu em São Bento, Lisboa, representantes do setor hoteleiro para falar sobre a crise causada pela pandemia Covid-19.

19h08 Lares de Braga com 273 utentes e 139 funcionários infetados. Os testes à Covid-19 já realizados nos lares do concelho de Braga detetaram 412 casos positivos, sendo 273 utentes e 139 profissionais, revelou hoje o município.

19h03 - Breves sobre a Covid-19 em Portugal:

  • A secção de reformados do Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas (SBSI) apelidou hoje de escândalo o encerramento dos serviços médicos dos bancários (SAMS) durante a pandemia de covid-19, criticando a ausência de intervenção política;
  • A Comissão Política Concelhia da Guarda do PS considerou hoje que as comemorações do 25 de Abril locais devem incluir a realização de um ato solene, embora limitado nas participações, e transmitido 'online';
  • O vereador do Bloco de Esquerda (BE) na Câmara de Lisboa anunciou hoje que vai pedir à autarquia que questione todas as entidades competentes sobre o caso do 'hostel' evacuado no domingo, que albergava 170 pessoas em 40 quartos;
  • O Tribunal de Contas aprovou a ligação do Parque de Negócios de Escariz à Autoestrada A32, revelou hoje a Câmara de Arouca sobre o novo acesso à via que liga Oliveira de Azeméis a Vila Nova de Gaia.
  • O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) recebeu hoje a certificação que lhe permite fazer a análise e oficializar os resultados dos testes que está a realizar em lares de idosos do nordeste transmontano.

18h39 - Forças Armadas a limpar escolas. Os militares vão lançar uma "operação gigantesca" em cerca de 800 escolas, incluindo a desinfeção de escolas antes de reabrirem as aulas do 11.º e 12.º anos, anunciou hoje o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA).

18h36 - Atualização em França. País regista mais 531 vítimas mortais nas últimas 24 horas. O diretor-geral da Saúde, Jérôme Salomon, confirmou que 20.796 pessoas já morreram em território gaulês desde o início da pandemia. Destes, 12.900 morreram em hospitais (mais 387 em 24 horas) e 7.896 em lares e centros sociais (mais 144 num dia).

No que toca ao total de infetados, a França registou 117.324 casos confirmados do novo coronavírus desde o início da pandemia.

18h25 - As últimas atualizações a nível local:

  • O município de Condeixa-a-Nova, no distrito de Coimbra, anunciou hoje que vai manter o projeto 'Terapia da Fala' para os alunos dos jardins-de-infância e 1.º ciclo de ensino básico, com recurso a teleconsultas e sessões de tutoria.
  • A Câmara de Valongo vai distribuir 100 mil máscaras sociais e reutilizáveis, em maio, pela população do concelho, num investimento de cerca de 200 mil euros.
  •  A Câmara Municipal de Tondela aprovou hoje vários protocolos de apoio às freguesias e a instituições do movimento associativo do concelho, para obras ou iniciativas, num montante que se aproxima dos 600 mil euros.
  • A linha telefónica de apoio psicológico lançada pelo Município de Santa Maria da Feira para ajudar a população a lidar com a Covid-19 já atendeu 65 cidadãos, ajudando-os a estabilizar e gerir emoções, criando também mecanismos de "resiliência".
  • A Câmara de Viana do Castelo criou um fundo de 20 mil euros para apoiar artistas que, devido à pandemia de covid-19, têm partilhado cultura nas redes sociais sem retirarem benefício financeiro desses projetos.

18h22 - Mortalidade em Portugal. Portugal registou, entre 16 de março e 14 de abril, um "excesso de mortalidade" que atingiu de "forma desproporcionada" pessoas com mais de 75 anos, tendo-se registado 1.255 óbitos acima do expectável, segundo o Barómetro Covid-19.

18h10 - Primeiro óbito no Alentejo. A primeira morte no Alentejo de um infetado com o novo coronavírus responsável pela covid-19 revela que a região deve "reforçar a guarda" contra "um inimigo muito perigoso", alertou hoje o secretário de Estado Adjunto e da Defesa.

17h55 - Bolívia. O coronavírus está presente em todas as regiões da Bolívia incluindo em Beni, na Amazónia, que há cerca de um mês tinha anunciado o fim da doença nesta região, indicaram hoje as autoridades.

17h45 - Reino Unido vai testar vacina. O ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, afirmou esta terça-feira que o Reino Unido vai começar a testar, na quinta-feira, em pacientes com Covid-19, uma vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford.

A equipa da prestigiada universidade britânica conta ter um milhão de doses prontas já em setembro.

17h42 - O dramaturgo italiano Antonio Tarantino, conhecido em Portugal por textos para teatro como 'Stabat Mater' e 'A Paz', morreu em Turim, aos 82 anos, vítima do novo coronavírus, noticia hoje o jornal italiano La Repubblica.

17h35 Boris e Trump concordam numa resposta internacional. O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e o Presidente dos EUA, Donald Trump, concordaram hoje numa "resposta internacional coordenada" à pandemia covid-19 e prometeram cooperar bilateralmente, numa conversa por telefone.

17h26 - O Alentejo registou, na segunda-feira, a primeira morte de uma pessoa infetada com o novo coronavírus responsável pela Covid-19, um idoso de 87 anos que estava internado em Beja, divulgaram hoje as autoridades de saúde.

O homem, que residia em Beja, morreu na madrugada de segunda-feira no Hospital José Joaquim Fernandes, onde estava internado desde o dia 14 deste mês, informaram a Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo e a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA).

17h05 - Atualização em Itália. Itália regista esta terça-feira 534 novas mortes, elevando o número total de óbitos no país para 24.648. O registo diário volta a assistir, assim, a uma ligeira subida (2,2%), conforme aconteceu na véspera (subiu de 433 no domingo para 454 na segunda-feira).

O país conta agora com 183.957 casos confirmados, mais 2729 do que na segunda-feira.

Em baixo pode ver uma relação do registo diário de óbitos, verificando-se que existe uma tendência de redução, ainda que com ligeiras subidas-

17h00 - Mário Centeno. O presidente do Eurogupo defendeu hoje que os Estados-membros devem deixar as "velhas linhas vermelhas" e concentrarem-se em acordar uma "solução comum" para gerir o peso da dívida associado ao indispensável plano de recuperação da economia europeia.

16h50 - Marrocos. Mais de 60 pessoas, sobretudo funcionários, foram infetadas com Covid-19 numa prisão do sul de Marrocos, anunciou hoje a direção de prisões daquele reino, acrescentando que estão a ser feitos testes de despistagem no estabelecimento.

16h45 - Distúrbios em Paris e Estrasburgo. Confrontos noturnos têm ocorrido nos últimos dias em França entre a polícia e habitantes dos subúrbios de Paris e Estrasburgo apesar das medidas de confinamento, com as autoridades a confirmarem hoje nove detenções nos arredores da capital francesa.

16h40 - Em Portugal, para já, a recomendação para o uso de máscara dirige-se aos grupos de risco. Sublinhe-se que ainda não foram aliviadas as medidas de contenção.

16h36 - Máscaras nos transportes da Alemanha. A maioria dos Estados federados alemães, incluindo a capital, Berlim, vão impor, a partir do próximo dia 27, o uso obrigatório de máscaras nos transportes públicos para prevenir o contágio da pandemia de Covid-19.

16h34 - A bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) denunciou hoje "abusos" de inspetores da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) na fiscalização das empresas, e defendeu que essas inspeções não protegem trabalhadores mas geram o "pânico" nos empresários.

16h21 - Atualização no Reino Unido. O Departamento de Saúde e Assistência Social (DHSC) britânico revelou que o país tem agora um total de 17.337 vítimas mortais associadas à Covid-19, tendo registado mais de 800 mortes num dia.

16h13 - A maioria dos Estados federados alemães, incluindo a capital, Berlim, vão impor, a partir do próximo dia 27, o uso obrigatório de máscaras nos transportes públicos para prevenir o contágio da pandemia de Covid-19. 

16h09 - Moisés Ferreira, deputado do Bloco de Esquerda, criticou o atraso no pagamento do aumento salarial de 0,3% aos profissionais de saúde e frisou que a crise espoletada pela pandemia de Covid-19 está a ser aproveitada "para recuperar a lengalenga da austeridade". 

Para Moisés Ferreira, a pandemia tem "deixado a nu" o quão pouco ganham os profissionais de saúde portugueses. "Aqueles que tantos dizem estar na linha da frente, aqueles a quem tantos dizem agradecer e bater palmas ganham pouco, trabalham muito, estão expostos a riscos acrescidos e desempenham funções insubstituíveis", sublinhou o bloquista. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório