Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Manifestações contra restrições acabam com vários detidos no Níger

Dez pessoas foram presas numa prisão de alta segurança após terem sido detidas durante manifestações violentas em Niamey, contra o recolher obrigatório e proibição de orações coletivas contra a pandemia de covid-19 no Níger, anunciou hoje a polícia.

Manifestações contra restrições acabam com vários detidos no Níger
Notícias ao Minuto

14:54 - 21/04/20 por Lusa

Mundo Covid-19

De acordo com um comunicado da polícia, citado pela agência France-Presse, "180 manifestantes foram detidos na cidade de Niamey entre 17 e 19 de abril, dos quais 10 foram levados para a prisão de alta segurança de Koutoukalé".

A prisão de Koutoukalé (a 60 quilómetros da capital) é a mais bem guardada do país e com muitos elementos 'jihadistas'.

No domingo à noite registaram-se várias contendas entre as forças da ordem e os habitantes de vários distritos de Niamey, que se tinham manifestado contra as medidas tomadas para combater a propagação do novo coronavírus, incluindo o recolher obrigatório (das 19:00 às 06:00) e, especialmente, a proibição das orações coletivas neste país predominantemente muçulmano, alguns dias antes do provável início do Ramadão.

"Os indivíduos começaram a queimar pneus e a atacar a propriedade privada. Muitos bairros foram incendiados", disse na terça-feira à televisão estatal o governador da região de Niamey, Issaka Assane Karanta.

"Vimos motociclistas a largar pneus, a distribuir latas de gasolina, encontrámos veículos com autorização de circulação com os ocupantes a dar instruções aos manifestantes, o que significa que tudo isto foi bem planeado, bem organizado", afirmou.

Em Lazaret, um bairro operário de Niamey, a polícia dispersou os residentes com botijas de gás lacrimogéneo quando estavam prestes a fazer uma oração coletiva numa mesquita, de acordo com os moradores.

A operação degenerou rapidamente num motim e aos gritos de "a luta continua" e "não recuem", os manifestantes, na sua maioria jovens, queimaram pneus e ergueram barricadas de pedra nas ruas, adiantaram as fontes.

O Níger, um dos Estados mais pobres do mundo, registou 655 casos do novo coronavírus desde 19 de março, com 20 mortes, de acordo com um relatório do Ministério da Saúde publicado segunda-feira.

Em 12 de abril, o Governo prorrogou o isolamento de Niamey do resto do país, bem como o estado de emergência e o recolher obrigatório. Os locais de culto e as escolas estão fechados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório