Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Suspeito na morte de 39 imigrantes no Reino Unido ouvido em tribunal

Um homem detido na segunda-feira na Irlanda foi hoje ouvido num tribunal de Dublin por alegada ligação à morte de 39 vietnamitas encontrados num camião refrigerado em Essex, Inglaterra, em outubro passado.

Suspeito na morte de 39 imigrantes no Reino Unido ouvido em tribunal
Notícias ao Minuto

14:40 - 21/04/20 por Lusa

Mundo Tribunais

Ronan Hughes, de 40 anos, foi preso na República da Irlanda, na sequência de um mandado europeu emitido pela procuradoria-geral britânica, que apresentou 39 acusações de homicídio involuntário e uma acusação de conspiração para imigração ilegal.

O réu, que tem residência oficial numa cidade do condado irlandês de Monaghan, no norte do país, vai ficar sob custódia policial até pelo menos quarta-feira, altura em que os seus advogados planeiam pedir a sua libertação sob fiança enquanto o processo durar.

O motorista do camião refrigerado em que os corpos foram encontrados, Maurice Robinson, declarou-se culpado de homicídio involuntário, em 08 de abril, no tribunal criminal de Old Bailey (Reino Unido).

Em novembro, Maurice Robinson, de 25 anos, que está na prisão de segurança máxima de Belmarsh, declarou-se também culpado de práticas ilegais de imigração.

Os cadáveres de 31 homens e oito mulheres, incluindo dois adolescentes de 15 anos, foram descobertos, no final de outubro, na área industrial de Grays, a leste de Londres, num camião que tinha viajado da Bélgica.

A autópsia determinou que a causa de morte foi "falta de oxigénio" e "sobreaquecimento num espaço fechado".

A maioria das vítimas eram originárias de uma região pobre do centro do Vietname, onde a subsistência é feita através de atividades ligadas à pesca, agricultura ou indústria, e para viajar para o Reino Unido tiveram de usar canais clandestinos, pagando milhares de euros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório