Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Imprensa livre na China teria evitado escalada da pandemia de Covid-19

Organização Repórteres Sem Fronteiras defende que se a informação sobre o surto tivesse sido conhecida mais cedo se poderia ter evitado a multiplicação do número de casos em todo o mundo.

Imprensa livre na China teria evitado escalada da pandemia de Covid-19
Notícias ao Minuto

08:28 - 21/04/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Repórteres sem Fronteiras

A organização Repórteres Sem Fronteiras defende que a existência de uma imprensa livre na China, longe do controlo governamental, poderia ter ajudado a conter a pandemia de Covid-19 que afeta a maioria dos países do mundo.

Segundo esta organização, a campanha de silenciamento levada a cabo pelo governo chinês poderá ter levado a que as consequências da crise sanitária que vivemos tenham sido ainda maiores.

"Se houvesse uma imprensa livre na China, se os denunciantes não tivessem sido silenciados, talvez tivéssemos podido prevenir que esta doença virasse uma pandemia", afirmou Rebecca Vincent, diretora para o Reino Unido da Repórteres sem Fronteiras.

Em conversa com a CNN, esta organização defende ainda que as posturas de Jair Bolsonaro ou Donald Trump são posturas que poderão levar a um risco maior de descontrolo da doença nos respetivos países.

"Falamos muitas vezes da liberdade de imprensa de uma forma teórica, mas isto mostra-nos que o impacto [de não haver liberdade de imprensa] pode ser físico. Pode afetar a saúde de todos nós", afirma esta responsável. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório