Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

AO MINUTO: Vacina em outubro?; Mais de 40 mil casos no Brasil

Quase 2,5 milhões de pessoas foram infetadas com o novo coronavírus no mundo inteiro. Mais de 166 mil morreram e mais de 636 mil recuperaram. Acompanhe aqui, AO MINUTO, os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Vacina em outubro?; Mais de 40 mil casos no Brasil
Notícias ao Minuto

15:40 - 20/04/20 por Fábio Nunes

Mundo Coronavírus

Portugal vai realizar ensaios clínicos ao plasma de doentes que recuperaram da Covid-19. O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, disse na conferência de imprensa da Direção-Geral da Saúde (DGS) e do Ministério da Saúde desta segunda-feira que o estudo deve começar já no próximo mês. 

Os dados do boletim epidemiológico de hoje indicam que 20.863 pessoas foram diagnosticadas com a Covid-19 em Portugal. Destes casos de infeção registados desde o ínício do surto, 735 pessoas morreram e 610 pacientes recuperaram e tiveram alta hospitalar. 

No panorama global, Estados Unidos, Itália, Espanha e França são os países mais afetados pelo SARS-CoV-2, o vírus que causa a doença Covid-19. 

Apesar dos sinais encorajadores de descida da curva pandémica em Itália, o ministro da Saúde do país, Roberto Speranza, sublinhou que "a guerra ainda não está vencida"

Acompanhe aqui, AO MINUTO, os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h06 - Chega ao fim o nosso acompanhamento das últimas informações sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo. 

00h02 - Pode consultar aqui informação mais detalhada sobre a pandemia por concelho em Portugal. E neste mapa pode consultar informação atualizada sobre a evolução da pandemia pelo mundo.

23h58 - Depois de serem conhecidos os dados mais recentes da evolução da pandemia de Covid-19 no Brasil, Jair Bolsonaro recusou comentar os números. Questionado por um jornalista, o presidente afirmou que não é "coveiro"

23h55 - O governador de Nairóbi, a capital do Quénia, está a ser alvo de críticas por ter incluído conhaque em cabazes alimentares enviados para a população. Mike Sonko justificou a inclusão da bebida com alegados estudos que indicam que o álcool "mata o coronavírus", algo que já foi desmentido diversas vezes pela Organização Mundial de Saúde (OMS). 

23h49 - A Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgou um manual para ajudar as famílias a lidarem com o isolamento social. No manual são abordados temas como o stress, a ansiedade que o confinamento provoca nos mais jovens ou as regras e limites que devem ser impostos para melhor lidar com o atual período que vivemos. 

23h43 - Na Grécia, a polícia de choque foi chamada para dispersar adeptos do PAOK, que desafiaram as medidas de isolamento social e saíram para as ruas próximas do estádio Toumba, em Salónica, para festejar o aniversário do clube, refere a Associated Press. Várias pessoas foram detidas e pelo menos dez foram multadas. 

23h34 - Uma fábrica de processamento de carne no estado do Iowa, nos Estados Unidos, abriu um dia depois de ter sido detetado um surto do novo coronavírus, adianta a CNN. As autoridades de saúde do Iowa revelaram que pelo menos 177 funcionários da fábrica da National Beef testaram positivo para a Covid-19.

23h24 - O governo francês recuou na intenção de suspender as cerimónias de comemoração do 75º aniversário da vitória dos Aliados contra os nazis na Segunda Guerra Mundial. O Ministério da Defesa referiu que a efeméride vai ser celebrada, mas que as comemorações vão ser vedadas ao público

23h18 - O Facebook anunciou que removeu todos os eventos de protesto contra a quarentena nos estados de Nova Jérsia, Califórnia e Nebraska. A rede social indicou que irá remover eventos que colidam com as medidas restritivas impostas na sequência da pandemia de Covid-19. 

23h11 - A Bundesliga pode recomeçar já no dia 9 de maio, quem o admite é o ministro da região da Baviera, Markus Soder. “O plano que a federação apresentou nos últimos dias mostrou que há garantias, consigo imaginar o regresso dos jogos à porta fechada", disse. A principal liga de futebol da Alemanha foi interrompida em março

22h07- Os lares de Vila Nova de Gaia, atualmente em processo de testagem à Covid-19, registam à data de hoje 77 casos de infeção num total de 1.700 utentes, disse o presidente da câmara, Eduardo Vítor Rodrigues.

21h48 - A Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados repudiou hoje a utilização da expressão "vírus chinês", utilizada pelo Juízo Central Criminal de Lisboa num despacho de 2 de abril, numa alusão à doença Covid-19. 

A comissão argumenta que a utilização da expressão é depreciativa e potencia o "possível estigma de cidadãos estrangeiros residentes e não residentes em Portugal, em razão da sua raça, etnia ou nacionalidade". 

21h42 - A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, criticou hoje a duplicidade de posições do primeiro-ministro, António Costa, e do ministro das Finanças, Mário Centeno, relativamente à resposta europeia à crise gerada pela pandemia

"Ainda não sabemos o que fará o Governo português. António Costa tem dito que não quer mais austeridade e quer uma resposta solidária, mas Mário Centeno, enquanto presidente do Eurogrupo, tem sustentado as posições alemãs. Esta duplicidade fragiliza Portugal e fragiliza a possibilidade de uma resposta europeia", salientou Catarina Martins. 

21h24 - O Ministério da Saúde brasileiro anunciou 1.927 novos casos e mais 113 vítimas mortais no espaço de 24 horas. No total, 40.581 pessoas já foram diagnosticadas com a Covid-19 e 2.575 morreram. Inicialmente, o Ministério da Saúde indicou que tinham morrido 383 pessoas desde ontem, mas reviu em baixa esse número citando um "erro de digitação na tabela".

20h58 - Uma vacina contra o novo coronavírus pode estar pronta para iniciar uma vacinação em massa da população suíça em outubro, anunciaram hoje cientistas de uma equipa que trabalha no desenvolvimento deste produto no Hospital Universitário de Berna. 

"Esta será a primeira ou uma das primeiras vacinas para conter a pandemia do Covid-19", realçou Martin Bachmann, o chefe do Departamento de Imunologia. O trabalho de pesquisa da vacina está agora no estágio de teste de eficácia e de segurança.

20h52 - A Madeira registou hoje dois novos casos de Covid-19, elevando para 85 o número de infetados no arquipélago. Uma parte significativa das pessoas contagiadas com o novo coronavírus - mais precisamente 36 - é de Câmara de Lobos, freguesia onde foi estabelecida uma cerca sanitária. 

20h43 - Os preços do petróleo nos Estados Unidos caíram pela primeira vez na história para valores negativos, avança o The Guardian. Os produtores petrolíferos norte-americanos estão a deixar de ter espaço para armazenar os barris de 'ouro negro' devido ao excesso de oferta sem precedentes provocado pela pandemia de Covid-19. 

20h38 - O estado do Massachusetts está a tornar-se um dos principais focos do surto de Covid-19 nos Estados Unidos, segundo a Associated Press. O número de vítimas mortais no estado deve ultrapassar esta semana os dois mil, duplicando em menos de uma semana. Mike Pence, vice-presidente dos Estados Unidos, sublinhou que a Casa Branca está a seguir com atenção a evolução do vírus na cidade de Boston. 

20h24 - No mundo do futebol, muitos são os clubes que vão anunciando as reduções nos salários para enfrentar a crise gerada pela pandemia. O Valencia anunciou esta segunda-feira ter chegado a acordo com jogadores, treinadores e membros da direção para a redução dos salários

O mesmo fez o Arsenal, que revelou um acordo com os jogadores para baixar os salários em 12,5%.

20h20 - As vendas de canábis registaram aumentos históricos nos Estados Unidos desde o início das restrições ligadas à pandemia de Covid-19

20h18 - A Jordânia rejeitou hoje dar passagem a equipas internacionais de ajuda médica que pretendam deslocar-se ao campo de refugiados de Rukban, situado junto à fronteira com a Síria, alegando a proteção dos jordanos face à atual pandemia

20h13 - O procurador-geral da República brasileiro pediu hoje ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de um inquérito sobre os protestos contra a democracia no país realizados no domingo, e nos quais participou Jair Bolsonaro

20h09 - As autoridades de saúde de Cabo Verde garantiram hoje que as mais de 60 pessoas infetadas com o novo coronavírus estão estáveis, sem situações graves, quando passa um mês desde que a doença foi confirmada no arquipélago. 

20h05 - Mais de 200 pessoas estão a participar numa greve de fome em Zenica, na Bósnia-Herzegovina. A greve de fome serve de protesto contra a forma como as autoridades bósnias estão a gerir a crise de Covid-19 na cidade. As pessoas envolvidas na greve de fome queixam-se de terem sido forçadas a isolarem-se em instalações governamentais ou hotéis e que o governo não lhes permitiu que se isolassem nas suas casas. 

Mirsad Susic, uma das pessoas que está a fazer greve de fome, explicou à Associated Press que há uma grande aglomeração de pessoas nos locais para onde as autoridades os enviaram e que receia que "se um de nós ficar infetado, fiquemos todos infetados". Susic acrescentou que ainda não foram feitos testes às pessoas que estão em quarentena. 

19h57 - A Bienal de Veneza confirmou as datas para a realização do Festival Internacional de Cinema de Veneza, que vai ter lugar entre os dias 2 e 12 de setembro, revela a Associated Press. A Bienal de Veneza tinha adiado para novembro o festival de arquitetura

19h49 - A Irlanda registou esta segunda-feira um recorde no número diário de mortes. O Departamento de Saúde irlandês informou que nas últimas 24 horas morreram 77 pessoas, quase o dobro do número de óbitos verificado este domingo. Foram ainda diagnosticados 401 novos casos de infeção

No total, mais de 15 mil pessoas já foram infetadas com o novo coronavírus na Irlanda e 687 morreram. 

19h38 - A Associação de 25 de Abril considera que a polémica em torno da celebração do Dia da Liberdade no Parlamento é uma "tentativa de aproveitamento pelos inimigos do 25 de Abril" e anuncia que vai fazer-se representar pelo capitão Luís Augusto Sequeira.

19h33 - Mais de 140 mil empresas candidataram-se ao sistema de 'lay-off' aberto hoje pelo governo britânico, protegendo mais de um milhão de empregos em risco devido à crise provocada pela pandemia, indicou o ministro das Finanças, Rishi Sunak

19h31 - Os professores e os alunos do ensino básico estão a aderir de forma "muito positiva" às aulas que começaram hoje a ser transmitidas na televisão pela RTP Memória, confirmam os diretores escolares. 

19h29 - Os Açores registaram hoje três novos casos positivos de Covid-19, todos na ilha de São Miguel, dois dos quais são reclusos recentemente libertados, revelou a Autoridade de Saúde Regional. 

19h25 - A Sérvia vai aliviar a partir de amanhã diversas restrições relacionadas com a epidemia do novo coronavírus, ao reduzir o confinamento dos idosos e autorizando o reinício da atividade em diversos setores, anunciou hoje o governo.

O país regista até ao momento 125 vítimas mortais por causa da Covid-19. 

19h21 - As salas de aulas estão vazias há mais de um mês e, apesar dos esforços do ensino à distância, os professores alertam para o agravamento das desigualdades sociais e avisam que "a escola deixou de ser acessível a todos". 

19h16 - Cientistas e investigadores de 25 países partilharam esta segunda-feira uma carta aberta na qual alertam para os "níveis inéditos de vigilância da sociedade". Os especialistas mostram-se preocupados com o uso de apps que coloquem em causa a privacidade das pessoas para seguir a evolução da Covid-19 e dos infetados

19h10 - O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse esperar que as medidas de isolamento social determinadas pelos governadores dos estados para conter o novo coronavírus sejam levantadas esta semana, antes do pico da pandemia no país. 

De acordo com os dados divulgados este domingo, o Brasil atingiu um total de 2.462 mortes provocadas pela pandemia de Covid-19 e 38.654 casos de infetados.

18h56 - A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que os números indicam que Portugal está a reagir de forma correta em relação à Covid-19, mas alerta para os perigos de levantar o confinamento demasiado rápido. 

Michael Ryan, diretor do programa de emergências sanitárias, realçou que a "boa notícia" no caso português é que o ritmo de crescimento da doença estabilizou. 

18h47 - O Ministério da Administração Interna (MAI) revelou que já foram detidas 24 pessoas pelo crime de desobediência durante o terceiro período do Estado de Emergência, das quais oito pessoas foram detidas por desobediência à obrigação de confinamento obrigatório. No mesmo período de tempo foram encerrados 32 estabelecimentos por incumprimento das normas em vigor durante o Estado de Emergência. 

18h36 - O Ministério da Saúde francês revelou que nas últimas 24 horas foram detetados 2.051 novos casos e  morreram mais 547 pessoas. No total, desde que a pandemia teve início, 114.657 pessoas foram contagiadas com o novo coronavírus e 20.265 morreram. Mais de 37 mil pacientes recuperaram da Covid-19 e tiveram alta hospitalar. 

18h22 - A ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, disse que é esperada uma descida dos preços em grande parte dos produtos alimentares devido à alteração dos padrões de consumo. A governante destacou o papel da agricultura de pequena dimensão, que frisou ser "essencial" para a coesão territorial, rendimento dos agricultores e para a produção de produtos locais.

18h09 - As autoridades sul-africanas anunciaram que pelo menos 12 polícias foram detidos por violarem as regras de confinamento, avança a Associated Press. 

17h59 - No decurso da conferência de imprensa da OMS, o diretor-geral Tedros Adhanom Ghebreyesus alertou que o "pior ainda está para vir" relativamente à pandemia de Covid-19. O responsável da OMS não entrou em pormenores, mas comparou a doença à gripe espanhola de 1918 que matou cerca de 100 milhões de pessoas. 

Lembrando que "agora temos a tecnologia, podemos evitar esse desastre", Ghebreyesus destacou que o SARS-CoV-2 "é um vírus que muitas pessoas ainda não compreendem". 

17h48 - Boris Johnson transmitiu aos seus ministros e conselheiros que a sua principal preocupação ao reduzir as restrições é uma potencial segunda vaga do coronavírus, segundo a CNN. Um porta-voz do primeiro-ministro britânico afiançou esta segunda-feira que um eventual segundo pico de Covid-19 "é em última análise o que vai provocar mais estragos na saúde e na economia" do Reino Unido. 

17h43 - Angela Merkel alertou hoje que um novo aumento de infeções por coronavírus tornará "inevitável" voltar a impor uma paralisação na Alemanha, pedindo à população prudência e disciplina face ao alívio de algumas restrições. "Seria uma pena que houvesse uma recaída, que tivéssemos de fazer marcha atrás", referiu a chanceler. 

17h37 - O governo moçambicano prevê que, no pior cenário, cerca de 20 milhões de pessoas possam ser infetadas pelo novo coronavírus nos próximos seis meses. O Instituto Nacional de Saúde frisou que as autoridades "tudo estão" a fazer para evitar que o país chegue a este nível, mas a planificação deve ser feita tendo em conta dados do "pior cenário".

17h28 - A Organização Mundial da Saúde (OMS) frisou na conferência de imprensa desta segunda-feira que o alívio das medidas de restrição não significa o fim da pandemia. O diretor-geral da OMSTedros Adhanom Ghebreyesus, salientou que os governos e os cidadãos terão de fazer um "esforço sustentado". 

Pode acompanhar a conferência da OMS através da página do Twitter da autoridade de saúde.  

17h16 - A proteção civil italiana anunciou que foram diagnosticados 2.256 novos casos e que morreram mais 454 pessoas devido à Covid-19 no espaço de 24 horas. No total, Itália contabiliza 181.228 casos de infeção desde o início da pandemia e 24.114 vítimas mortais. Quase 49 mil pessoas recuperaram da doença. 

17h11 - A Câmara Municipal de Câmara de Lobos informou hoje que estão a ser feitos "ajustamentos" para "conter eventuais brechas" na cerca sanitária decretada pelo Governo Regional na freguesia sede do concelho

A autarquia esclarece, em comunicado de imprensa, que serão colocados barreiras e avisos de proibição de passagem nos acessos pedonais entre freguesias, passando estes a ser monitorizados periodicamente pelas forças de segurança.

16h58 - O Papa Francisco já não vem a Lisboa em 2022. O Vaticano anunciou esta segunda-feira que a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que vai decorrer em Lisboa, foi adiada para agosto de 2023, por causa da crise provocada pela pandemia de Covid-19. 

16h55 - A Base Aérea da Ota, em Alenquer, começa hoje a receber 170 cidadãos estrangeiros infetados por Covid-19, oriundos de Lisboa

16h53 - A autoridade sanitária da Áustria identificou a nível global 155 potenciais medicamentos e 79 possíveis vacinas contra o novo coronavírus

16h49 - O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, assegurou hoje que os 5.000 testes de biologia molecular para deteção da Covid-19, que permitem resultados em cerca de 45 minutos ou uma hora, estão validados pelo Infarmed e são fiáveis

16h47 - A PSP deteve este fim de semana, em São Miguel, sete homens pelo crime de desobediência por incumprimento do dever de recolhimento domiciliário e isolamento, no âmbito das normas do Estado de Emergência. 

16h44 - A China criticou hoje o pedido da Austrália para a realização de uma investigação independente sobre o combate global contra o novo coronavírus, afirmando que Camberra está a ignorar "os sacrifícios do povo chinês".

16h34 - O Departamento da Saúde britânico divulgou os dados mais recentes da evolução da pandemia de Covid-19, que dão conta de mais de 4.600 novos casos e da morte de mais 449 pessoas nas últimas 24 horas. Em termos globais, o novo coronavírus infetou 124.743 pessoas e fez 16.509 vítimas mortais no Reino Unido.  

16h29 - Nos Estados Unidos continuam a decorrer manifestações contra a quarentena em diversos estados. Um dos manifestantes que participou num protesto na Califórnia chamou a atenção por ter um cartaz onde se podia ler a frase "Covid-19 é mentira", ao mesmo tempo que usava um fato de proteção completo e uma máscara

16h24 - Vários alunos na Alemanha regressaram esta segunda-feira às escolas. A reabertura parcial dos estabelecimentos de ensino no país foi captada nesta fotogaleria da Reuters

16h21 - Cerca de 700 mil equipamentos de proteção individual seguiram hoje do Laboratório Militar, em Lisboa, onde estavam armazenados, para reforçar os lares em todo o país, sendo a distribuição feita pelos centros distritais da Segurança Social, anunciou a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. 

16h16 - O Governo e os parceiros sociais reúnem-se amanhã no âmbito da Concertação Social para preparar o próximo Conselho Europeu e para abordar questões relacionadas com a Covid-19. A reunião foi antecipada "por motivos imprevistos de agenda" do primeiro-ministro António Costa. 

16h11 - A chanceler alemã, Angela Merkel, apelou hoje ao governo chinês para ser transparente relativamente "à génese" do novo coronavírus, depois de França, Reino Unido e Estados Unidos terem manifestado suspeitas quanto à informação disponibilizada pela China. 

16h09 - As águas residuais vão começar a ser testadas para detetar a presença do novo coronavírus e permitir que sejam emitidos alertas antes mesmo da sua propagação na comunidade. O projeto de investigação, intitulado Covidetect, começa a ser desenvolvido hoje. 

16h04 - O sindicato dos trabalhadores dos restaurantes e similares do Centro denunciou hoje que a empresa ICA, que tem a concessão de refeitórios escolares, despediu ilegalmente 635 pessoas na região devido à crise provocada pela Covid-19. 

15h59 - A Albânia permitiu hoje a reabertura de centenas de atividades produtivas e comerciais para reativar a economia de um dos países mais pobres da Europa, após 40 dias de confinamento e com uma curva de infeções da Covid-19 que está sob controlo. Os dados mostram que foram detetados até ao momento 584 contágios e foram registadas 26 mortes na Albânia

15h57 - Cerca de dois mil passageiros de dois navios de cruzeiro desembarcaram hoje nos portos de Marselha e Barcelona, no Mediterrâneo, após semanas sem por um pé em terra devido à pandemia

15h51 - Os futebolistas têm revelado crescentes sintomas de depressão desde a interrupção das competições devido à pandemia da Covid-19, de acordo com um estudo da Federação Internacional dos Jogadores Profissionais de Futebol (FIFPro).

No entanto, o organismo salienta que o reatamento das competições sem segurança será pior, uma vez que vai "aumentar a ansiedade e a preocupação" dos atletas. 

15h46 - Penalizada pelas medidas restritivas impostas devido à pandemia, a CP - Comboios de Portugal está a ter uma quebra de faturação de 95%, e só tem dinheiro para pagar os salários de abril. O Público revela que a empresa teve que injectar dinheiro nas próprias bilheteiras, de modo a pagar reembolsos aos clientes pelas viagens compradas e que não se realizaram. 

15h40 - A Federação Nacional da Educação (FNE) alertou hoje para a necessidade de começar a preparar o eventual regresso dos alunos às escolas, de forma a determinar e assegurar as condições de trabalho dos trabalhadores não docentes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório