Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Coreia do Norte: Navios podem figurar em lista negra por violarem sanções

A Coreia do Norte viola sistematicamente as sanções impostas pelas Nações Unidas, nomeadamente exportando ilegalmente carvão e importando petróleo, conclui um relatório de peritos, que recomenda a inclusão de 14 navios numa lista negra internacional.

Coreia do Norte: Navios podem figurar em lista negra por violarem sanções
Notícias ao Minuto

12:36 - 19/04/20 por Lusa

Mundo Coreia do Norte

No relatório de 267 páginas revelado pela agência AP, os especialistas encarregados de controlar a aplicação das sanções à Coreia do Norte impostas pelas Nações Unidas revelam uma extensa lista de infrações de Pyongyang.

Apesar das sanções impostas pelo Conselho de Segurança da ONU, o regime norte-coreano continua a importar mercadorias proibidas, como veículos de luxo, álcool e ligadas à robótica, para além de promover ataques cibernéticos a instituições financeiras internacionais, especulando com criptomoedas para obter receita ilícita.

A Coreia do Norte continua ainda a testar os programas de mísseis nucleares e balísticos, tendo sido incluídas no relatório dos peritos fotografias de lançadores de mísseis balísticos, instalações nucleares e embarcações recomendadas para a lista negra.

De acordo com o documento, sete dos navios usados para violar as sanções estão registados na Serra Leoa. Dois têm bandeira norte-coreana, um é chinês, outro vietnamita, os restantes estão registados no Togo e nas Caraíbas.

A China é o maior parceiro comercial da Coreia do Norte e tem sido muito crítica da aplicação das sanções da ONU.

Uma foto no relatório mostra vários navios com bandeira da Coreia do Norte, carregados de carvão, ancorados perto de Lianyungang, China.

Também o navio com bandeira do Vietname, o Phuong Linh 269, é suspeito de entregar carvão originário da Coreia do Norte no porto chinês de Qisha em várias ocasiões.

O painel de especialistas garante que as exportações de carvão da Coreia do Norte aumentaram em 2019, apesar da proibição da ONU.

Segundo estimativas de um estado-membro da ONU não identificado, a Coreia do Norte exportou 3,7 milhões de toneladas de carvão entre janeiro e agosto de 2019, com um valor estimado superior a 300 milhões de euros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório