Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 24º

Itália teme que máfia aproveite pandemia para controlar a economia

Especialistas avisam que a liquidez será "o centro de tudo" após o final desta crise.

Itália teme que máfia aproveite pandemia para controlar a economia
Notícias ao Minuto

08:42 - 19/04/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Covid-19

A pandemia de Covid-19 obrigou ao encerramento de grande parte do comércio italiano, debilitando ainda mais o já frágil sistema económico do país. Uma circunstância que os especialistas temem que venha a ser aproveitada pela máfia.

Em declarações prestadas à estação televisiva CNN, Roberto Saviano, jornalista e autor do livro 'Gomorra', informa que, "os traficantes já aproveitaram a falta de vigilância das autoridades nos portos e nos aeroportos" para aumentar a influência.

O repórter avisa que a liquidez será "o centro de tudo" após o final desta crise, uma vez que as organizações criminosas "vão chegar às empresas e dizer 'Não compramos tudo, mas damos-lhe dinheiro em troca de ações, para fazer parte do nosso grupo'".

Uma opinião partilhada pelo chefe da polícia italiana, Franco Gabrielli, que explica que a máfia já tem presença reforçada nos setores da economia "que não foram bloqueados pelas restrições da Covid-19, como a cadeia da agricultura e da comida, o fornecimento de medicamentos e equipamento médico e o transporte rodoviário".

"No final desta emergência, as associações criminosas podem ter poluído a economia, controlando empresas nas quais, anteriormente, ainda não se tinham infiltrado", completou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório