Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Austrália, preocupada com "transparência" da China, pede investigação

Ministra dos Negócios Estrangeiros defende a criação de um painel independente para identificar a origem da Covid-19.

Austrália, preocupada com "transparência" da China, pede investigação
Notícias ao Minuto

07:58 - 19/04/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Covid-19

A Austrália juntou-se, este domingo, ao 'coro de vozes' que, um pouco por todo o mundo, vão exigindo que seja levada a cabo uma investigação tendo em vista a real origem do novo coronavírus e os culpados pelo facto de este ter adquirido uma escala global.

A ministra dos Negócios Estrangeiros, Marise Payne, concedeu uma entrevista à estação televisiva australiana ABC, onde reconheceu que o seu nível de preocupação para com a "transparência" da China neste assunto é "bastante elevado".

"Penso que a chave para seguir em frente no contexto deste tipo de questões é a transparência. Transparência da parte da China, certamente. Transparência da parte de todos os países-chave em todo o mundo que farão parte de qualquer análise que seja feita", afirmou.

"A minha confiança na China tem como fundamento o longo-prazo. A minha preocupação está relacionada com a transparência e quero assegurar que somos capazes de dialogar abertamente", acrescentou.

Marise Payne garantiu, ainda, que "a Austrália irá insistir, absolutamente", na criação de um painel independente com o objetivo de aferir como a Covid-19 se tornou numa pandemia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório