Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

AO MINUTO: Mais de 157 mil mortos; Estudo chinês pessimista

Acompanhe AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Mais de 157 mil mortos; Estudo chinês pessimista
Notícias ao Minuto

16:00 - 18/04/20 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

A terceira fase do Estado de Emergência em Portugal entrou em vigor às 00h deste sábado e vai prolongar-se até ao dia 2 de maio. O decreto do Governo mantém praticamente todas as restrições estabelecidas anteriormente, mas uma das principais novidades foi o levantamento da cerca sanitária no concelho de Ovar

Durante a conferência de imprensa da DGS este sábado, a ministra da Saúde deu conta que o pico do surto de Covid-19 terá ocorrido entre os dias 23 e 25 de março e que, devido às medidas de contenção, a taxa média de contágio por Covid-19 em Portugal é atualmente de 0,91, o que significa que cada infetado contagia menos de uma outra pessoa. Os últimos dados da Direção-Geral de Saúde (DGS) indicam que há 19.685 pessoas infetadas com a Covid-19 em Portugal. 687 pessoas morreram por causa da doença e 610 recuperaram e tiveram alta hospitalar

A nível global, a pandemia de Covid-19 já provocou mais de 154 mil mortos e infetou mais de 2,2 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 497 mil doentes foram considerados curados. Consulte aqui os mapas da pandemia em Portugal e no resto do mundo.

Acompanhe AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

23h59:  Em tempos de pandemia, há gestos que fazem toda a diferença e esse é o caso de um taxista que disponibiliza os seus serviços, durante esta fase de pandemia de Covid-19, para levar os pacientes de e para um hospital em Madrid, sem qualquer encargo.

E chegou o dia em que estas ações foram reconhecidas e recompensadas. Os profissionais do Centro de Salud Ramón y Cajal chamaram o taxista, que se deslocou à unidade de saúde pensando tratar-se de mais um serviço em que teria de transportar um paciente. Mas não...

23h52: Em lágrimas, infetado com Covid-19 deixa cuidados intensivos. Johnny, de 40 anos, é o primeiro paciente infetado com a Covid-19 a deixar os cuidados intensivos do hospital de Suresnes, comuna francesa localizada a cerca de 10km do centro de Paris. O momento, em que o paciente não conteve as lágrimas, foi captado pela equipa de profissionais.

23h27: O Presidente do Zimbabué, Emmerson Mnangagwa, assinalou hoje os 40 anos da independência com um discurso no qual garantiu aos seus compatriotas que o país triunfará sobre a crise económica e a pandemia de Covid-19.

23h11: Um estudo chinês pessimista sobre a imunidade coletivaRevelado pelo Wall Street Journal, este relatório de estudo preliminar mostra que o número de pessoas que desenvolveram anticorpos é muito baixo.

Após mais de dois meses de confinamento, as autoridades da cidade chinesa de Wuhan, sede da pandemia do novo coronavírus, realizaram uma série de testes com o objetivo de procurar anticorpos em milhares de pessoas que regressaram novamente ao trabalho e naquelas que não desenvolveram sintomas. Isso permitiu saber, em particular, se uma pessoa foi infectada pelo vírus e o combateu.

A boa notícia, explica o jornal americano, é que "a proporção de pessoas com anticorpos é consideravelmente maior que a de casos confirmados". Essa descoberta sugere que muitas pessoas "foram inconscientemente infectadas, desenvolveram sintomas leves ou inexistentes e agora podem estar imunes".

A má notícia é que, de facto, o número de pessoas que possuem anticorpos ainda está longe da "imunidade coletiva". O Hospital Wuhan Zhongnan descobriu que apenas 2,4% dos seus funcionários e 2% a 3% dos pacientes recentes, incluindo os testados antes de voltar ao trabalho, desenvolveram anticorpos contra esta doença.

22h58: Segundo um estudo da empresa Datafolha, 79% dos brasileiros defendem que exista uma punição para quem viole a quarentena, numa altura em que o país trava um intenso duelo contra a propagação do novo coronavírus, todavia apenas 3% defendem que a prisão pode ser uma opção viável de castigo, com a maioria a sugerir a aplicação de multas ou advertências verbais.

22h44: Numa altura em que confinamento é a palavra de ordem em Itália, alguns animais, pouco habituais de se ver em meio urbano, decidem quebrar o 'isolamento' e aparecer em alguns vilas, para surpresa de alguns transeuntes. Foi o caso de três veados que apareceram em Abruzzo, a leste de Roma.

22h29: As finais da Liga dos Campeões africanos e da Taça das Confederações, previstas para maio, foram adiadas, sem data prevista, devido à propagação do novo coronavírus, anunciou hoje a Confederação Africana de Futebol (CAF).

22h16: Argentina impôs o uso obrigatório de máscara nos transportes públicos a partir de segunda-feira. Recordar que este país sul americano já registou até ao momento 2.758 casos e 129 mortes devido ao surto do novo coronavírus.

21h57: O ciclista australiano Rohan Dennis quebrou o isolamento social, mostrou-o nas redes sociais, causando polémica e acabou encerrando as suas contas do Twitter e Instagram.

"Dia 34 quebrado e fora de casa #covid19 que beije o meu rabo e a #quarentena também", pôde ler-se na página de Instagram deste ciclista.

Notícias ao Minuto

21h34: Pandemia já fez mais de 157 mil mortos em todo o mundo e infetou quase 2,3 milhões de pessoas em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP.

21h19 - Brasil tem 38 milhões de trabalhadores informais à espera de apoios. Daiane dos Santos dona de uma salão de cabeleireiro numa das maiores favelas de São Paulo, fechado há um mês por causa da pandemia, é um dos 38 milhões de trabalhadores informais no Brasil à espera do prometido subsídio do governo.

21h09 - A FIFA juntou atuais e antigos jogadores de futebol, como Maradona, Pelé, Zidane, Casillas, Beckham ou Van Basten, para um aplauso aos profissionais de saúde e outros trabalhadores que combatem a pandemia da covid-19.Veja o vídeo aqui

20h59 - A natureza durante a pandemia de Covid-19. Em Turim, uma mãe pata e os filhotes tentam chegar a um lago no centro da cidade quase deserta, mas não conseguem transpor a barreira de cimento. Os condutores que passavam na estrada não se deixaram ficar e resolveram ajudar. Veja o momento: 

20h50 - O selecionador de Itália, Roberto Mancini, afirmou hoje que o adiamento do Euro2020 de futebol devido à pandemia é benéfico para a sua equipa e coloca a 'squadra azzurra' entre os candidatos a conquistar a competição.

20h28 - Nas últimas 24 horas, morreram no Brasil mais 206 pessoas devido ao novo coronavírus. Este mais recente balanço aumenta para 2347 o número total de óbitos no país. 

20h22 - A pandemia causada pelo novo coronavírus já provocou mais de 100 mil mortes na Europa, perto de dois terços dos óbitos associados à covid-19 em todo o mundo, segundo um balanço da AFP baseado em dados oficiais.

20h14 - "É possível ir comprar ração para cães, mas não podemos honrar os mortos". Deputado francês "escandalizado" por terem sido anuladas as comemorações da vitória sobre a Alemanha nazi, em 1945.

20h12 - A Associação Americana do Jogo estima que dois meses de inatividade dos 989 casinos nos Estados Unidos vão afetar 652 mil trabalhadores e custar 43,5 mil milhões de dólares (40 mil milhões de euros) à economia nacional.

20h07 - CEO da Apple, Tim Cook, revelou numa reunião com os colaboradores que, até ao momento, a empresa foi capaz de doar 30 milhões de máscaras e dois milhões de viseiras. Cook notou ainda que o objetivo da Apple é produzir um milhão e viseiras por semana.

20h01 - À escala global, uma das principais regras para evitar a propagação do novo coronavírus é o distanciamento social e implica cumprir a distância de 1,8 metros para o nosso semelhante. Cada país usa uma sinalética diferente para alertar sobre esse distanciamento social, e podemos dizer que algumas 'marcas' são bem originais.

19h53 - Dos 20 testes à Covid-19 que faltava fazer a idosos utentes de lares da Misericórdia de Alverca deram negativos, disse hoje à agência Lusa fonte da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.

19h48 - O Governo da Madeira determinou hoje o estabelecimento de uma cerca sanitária na freguesia de Câmara de Lobos, a partir das 00h de domingo, para combater a propagação da Covid-19, anunciou o líder do executivo regional.

19h42 - A líder parlamentar do PS defendeu hoje a importância reforçada de assinalar o 25 de Abril no parlamento em período de emergência, considerando que as críticas feitas têm uma motivação "ideológica" e não de defesa da saúde pública.

19h37 - Pelo menos 300 pessoas são necessárias num estádio da Liga inglesa de futebol, mesmo com jogos à porta fechada devido à pandemia da Covid-19, afirmou hoje a vice-presidente do West Ham.

19h28 - Primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, anunciou que a renovação do Estado de Emergência até 9 de maio. O pedido será feito já amanhã, domingo, à Câmara de Deputados.

19h13 - Mais 7 detidos por desobediência. Durante o segundo período do Estado de Emergência, que terminou às 23h59 de sexta-feira, dia 17 de abrilforam detidas 184 pessoas pelo crime de desobediência ao confinamento obrigatório. Face ao último balanço disponibilizado pelas autoridades, foram detidas mais sete pessoas em 24 horas. 

19h01 - Festival virtual 'One World: Together At Home' é hoje. Por cá, o concerto será transmitido, a partir da meia-noite de domingo, pela MTVTVI e a Rádio Comercial, em simultâneo. A transmissão online continuará a ser assegurada no FacebookInstagram, Twitter e YouTube.

18h52 - O aumento diário das mortes por coronavírus no Estado de Nova Iorque, nos Estados Unidos, caiu abaixo de 550 pela primeira vez em mais de duas semanas, enquanto as hospitalizações continuam em declínio, disse hoje o governador Andrew Cuomo.

18h46 - "Não sei se contraí o novo coronavírus", afirma De Bruyne. O internacional belga do Manchester City diz ter passado por mau momento, juntamente com a família.

18h36 - As autoridades sanitárias britânicas estão a investigar a existência de um grande número de casos de contágio e mortes de pessoas infetadas com covid-19 em comunidades de origem étnica, confirmou hoje o ministro da Habitação e Comunidades, Robert Jenrick

18h23 - De acordo com o último boletim do ministério da Saúde francês registaram-se mais 642 mortes no país no decorrer das derradeiras 24 horas, o que fez elevar o total de óbitos para 19.323 desde o início da pandemia.

18h17 - No Hospital de Braga não há só doença, há também vida. O quotidiano do hospital está dividido entre a luta contra a Covid-19 e os nascimentos. Veja aqui a galeria.

18h14 - delegado do governo federal mexicano da Baja California, Jesús Alejandro Ruiz Uribe, decidiu brincar, no decorrer de uma conferência de imprensa, sobre as "famílias que sobrevivam" quando terminar a crise causada pelo surto do novo coronavírus.

18h09 - Andorra vai avançar com a realização de testes serológicos aos cerca de 81 mil habitantes para a deteção de anticorpos contra o Covid-19, anunciou hoje o ministro da Saúde do principado, Joan Martínez Benazet.

17h52 - Luísa Castel-Branco usou as suas redes sociais, este sábado, para manifestar publicamente o seu desagrado perante todos aqueles que ignoraram a quarentena preventiva e resolveram ir passear com as famílias perto da praia. "Está tudo doido ou o quê?", questionou a a apresentadora de televisão.

17h47 - O primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, disse hoje que os Estados Unidos e o Canadá acordaram manter fechadas as suas fronteiras a viagens não essenciais por mais 30 dias, devido à pandemia de Covid-19.

17h33 - Quatro crianças, com idades entre os 4 e os 10 anos, do Centro de Acolhimento Temporário Renascer, em Santo Tirso, acusaram positivo nos testes de despistagem da Covid-19 e foram hoje transferidas para a Delegação da Cruz Vermelha local.

17h30 - A coordenadora do BE considerou hoje que a estratégia apresentada pelo Governo para recuperar o país após a pandemia de Covid-19 tem sido "equívoca", ao dizer que recusa a austeridade, mas sem tomar medidas necessárias para a evitar.

17h24 - "Os portugueses são mais disciplinados do que os franceses". Quem o diz é uma jovem francesa que vive em Lisboa. "O confinamento é bem respeitado e, nos supermercados, quase todas as pessoas usam máscara e respeitam escrupulosamente as distâncias de segurança". 

17h11 - Um homem decidiu isolar-se num restaurante que tinha invadido no estado norte-americano do Connecticut, como parte das medidas de contenção impostas para combater o surto de Covid-19 e acabou por se servir de toda a comida e bebida que encontrou durante quatro dias, causando um prejuízo avaliado em milhares de dólares.

17h08 - Ovar acordou hoje para uma manhã soalheira após 31 dias de cerco sanitário, com os habitantes a manterem rotinas cautelosas, mesmo sem máscara, e desfiles institucionais pelas ruas, conferindo à cidade um tom festivo de contida liberdade.

17h05 - Itália ultrapassa a barreira dos 23 mil mortos. Registaram-se 482 mortos nas últimas 24 horas devido ao surto do novo coronavírus.

16h56 -  Limitação de acesso a praias por cá no verão é notícia lá fora. A possibilidade de o número de pessoas nas praias portuguesas poder vir a ser reduzido no próximo verão devido à pandemia de Covid-19 foi abordada pela imprensa francesa.

16h43 - Os profissionais das atividades com contacto com o público têm de obrigatoriamente de usar máscara, a partir das 00h de quarta-feira, decidiu hoje o Governo Regional da Madeira.

16h39 - A página 'COVID19 dúvidas respondidas por profissionais de saúde', criada em março no Facebook e que integra médicos e enfermeiros da linha da frente do combate à doença, atingiu hoje dois milhões de interações, fruto de 20 mil perguntas.

16h32 -  Um grupo de médicos em Itália libertam o stress com esta música. E promete virar moda. O vídeo "não procura desrespeitar ninguém. É apenas uma maneira de libertar a tensão após dias e dias de tanto stress", escreveram.

16h29 - O Governo alterou a forma de determinar a nota de candidatura de acesso ao ensino superior, para que os alunos que terminaram o secundário em anos anteriores não sejam prejudicados, contando agora a opção "mais favorável".

16h26 - Cerca de cem mil pessoas, segundo estimativas dos organizadores, participaram hoje nas exéquias fúnebres de um líder religioso muçulmano no Bangladesh, violando o confinamento em vigor desde março neste país de 168 milhões de habitantes.

16h24 - O Governo suspendeu, por quatro meses, a verificação de dívidas a entidades que se candidatem ou possam beneficiar de apoios do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), no âmbito das medidas extraordinárias aprovadas no contexto da pandemia de Covid-19.

16h19 - Polícia italiana multou casal que levava filha com leucemia ao médico. Mas se numa primeira instância a multa de 590 euros foi mesmo aplicada, a Polícia de Trânsito de Toscana acabaria por, posteriormente, restituir o valor à família lesada.

16h11 - “Entre 11 de junho de 1940 e 1 de maio de 1945, em Milão, dois mil civis morreram nos bombardeamentos da II Guerra Mundial, ao longo de 5 anos. Em dois meses, na Lombardia, 11.851 civis morreram do novo coronavírus, cinco vezes mais", explicou o comissário de emergência Domenico Arcuri, em declarações reproduzidas pelo diário La Stampa.

16h09 - O ministro da Administração Interna foi hoje a Ovar, no primeiro dia após o levantamento do cerco sanitário, para agradecer "de olhos nos olhos" aos envolvidos no combate à Covid-19 e anunciar maior vigilância policial nos próximos dias.

16h07 - Visite os museus lisboetas sem sair do sofá, é o convite da CML. Castelo de S. Jorge, Teatro Nacional de São Carlos e muitos outros. Pode onde vai começar?

16h05 - O Papa Francisco doou ventiladores a hospitais na Síria e Jerusalém e equipamentos de diagnóstico a Gaza, para fazer frente ao surto do novo coronavírus, informou hoje a Santa Sé em comunicado. 

16h03 - O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, foi hoje a Ovar, no primeiro dia após o levantamento do cerco sanitário, para agradecer "de olhos nos olhos" aos envolvidos no combate à Covid-19 e anunciar maior vigilância policial nos próximos dias. 

16h - Recorde aqui o acompanhamento ao MINUTO anterior

Recomendados para si

;
Campo obrigatório