Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Sistema de saúde japonês em "colapso". Homem rejeitado por 80 hospitais

Vários serviços de emergência do país estão já a recusar receber pessoas que sofreram AVC's e ataques cardíacos.

Sistema de saúde japonês em "colapso". Homem rejeitado por 80 hospitais
Notícias ao Minuto

10:43 - 18/04/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Covid-19

A pandemia do novo coronavírus resultou já num total de 10.057 casos confirmados de infeção e 190 vítimas mortais no Japão, números que resultaram num autêntico "colapso" do sistema nacional de saúde, segundo relata o jornal The Japan Times.

Os serviços de emergência encontram-se em sobrecarga devido ao crescente número de pacientes diagnosticados com Covid-19, pelo que se estão a ver obrigados a recusar cada vez mais pessoas não diagnosticadas ou com outro tipo de doenças.

A publicação revela um caso em particular, no qual um homem com febre e dificuldades em respirar foi rejeitado por 80 hospitais, pelo que acabou por deambular durante horas na baixa da capital, Tóquio, em busca de um que o aceitasse.

Entretanto, num comunicado conjunto, a Associação Japonesa de Medicina e a Sociedade Japonesa da Medicina de Emergência já alertaram para o "colapso dos serviços de emergência", o que leva a que algumas unidades já estejam a recusar receber pessoas que sofreram AVC's e ataques cardíacos.

Só em março, registaram-se mais de 931 casos nos quais as ambulências foram rejeitadas por mais de cinco hospitais ou tiveram de andar durante mais de 20 minutos para encontrar um serviço de emergência que as aceitasse, mais 700 do que no mesmo período do último ano.

Além disso, os profissionais de saúde continuam a alertar para a falta de equipamentos de proteção individual, que leva a que se encontrem cada vez mais expostos a uma eventual infeção.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório