Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: Há 687 mortos em Portugal; Reino Unido supera os 15 mil óbitos

No total, mais de 2,250 milhões de pessoas foram infetadas com o novo coronavírus no mundo inteiro. Mais de 154 mil pessoas morreram e 574 mil recuperaram da Covid-19, a doença provocada pelo vírus. Acompanhe AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Há 687 mortos em Portugal; Reino Unido supera os 15 mil óbitos
Notícias ao Minuto

07:51 - 18/04/20 por Fábio Nunes com Sara Gouveia

Mundo Coronavírus

O terceiro período do Estado de Emergência em Portugal entrou em vigor às 00h deste sábado e vai prolongar-se até ao dia 2 de maio. O decreto do Governo mantém praticamente todas as restrições estabelecidas há quase um mês. Uma das principais novidades foi o levantamento da cerca sanitária no concelho de Ovar

Os últimos dados da Direção-Geral de Saúde (DGS) indicam que há 19.685 pessoas infetadas com a Covid-19 em Portugal. 687 pessoas morreram por causa da doença e 610 recuperaram e tiveram alta hospitalar. 

No resto do mundo, de salientar que os Estados Unidos ultrapassaram esta sexta-feira os 700 mil casos do novo coronavírus. O país totaliza agora mais de 36 mil mortos

Itália e Espanha são os outros países que apresentam números mais dramáticos.

Acompanhe AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

16h08 - Chega ao fim este registo AO MINUTO dos últimos desenvolvimentos sobre a pandemia de Covid-19. Pode continuar a acompanhar as últimas notícias aqui

16h06 - De forma a assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, a Câmara Municipal de Lisboa convida-o a visitar os espaços culturais da cidade sem sair do sofá. A escolha é diversificada. 

15h59 - Relembramos que pode consultar aqui informação mais detalhada sobre a pandemia por cada concelho de Portugal. 

Também pode ver aqui o ponto de situação da pandemia pelo mundo.

15h56 - A autoridade de saúde pública da Suíça revelou que mais 326 pessoas testaram positivo para a Covid-19 e 52 morreram desde ontem, adianta o The Guardian. No total, mais de 27 mil pessoas foram contagiadas e 1.111 morreram por causa da doença. 

15h48 - As autoridades esperam concluir até ao final da primeira semana de maio testes de diagnóstico de Covid-19 aos cerca de 20 mil profissionais das estruturas de apoio aos idosos na região Norte, anunciou hoje a ministra da Saúde, Marta Temido. 

15h41 - Os nova-iorquinos vão poder denunciar as pessoas que não estiverem a respeitar o distanciamento social através de um novo serviço anunciado pelo mayor Bill de Blasio, de acordo com a CNN.

Os cidadãos poderão tirar uma fotografia a uma aglomeração de pessoas e enviar uma mensagem para alertar as autoridades, e "nós vamos certificar-nos de que as forças de segurança vão dirigir-se logo para lá", garantiu de Blasio

15h32 - As Ilhas Cook declararam-se este sábado como um dos primeiros territórios no mundo a ficarem livres da Covid-19. Escolas, cafés e restaurantes vão reabrir já na segunda-feira, mas o governo vai manter algumas restrições. 

15h29 - O Papa Francisco doou ventiladores a hospitais na Síria e Jerusalém e equipamentos de diagnóstico a Gaza, para fazer frente ao surto do novo coronavírus, informou hoje a Santa Sé em comunicado. 

15h24 - O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, foi hoje a Ovar, no primeiro dia após o levantamento do cerco sanitário, para agradecer "de olhos nos olhos" aos envolvidos no combate à Covid-19 e anunciar maior vigilância policial nos próximos dias. 

15h21 - Milhares de pessoas estão a preparar-se para participar nos próximos dias em protestos contra as ordens de confinamento nos Estados Unidos, segundo o The Guardian. Trata-se de um movimento de ativistas conservadores que querem que sejam levantadas as restrições em vigor, criadas para travar a propagação da Covid-19. 

Muitas destas manifestações inspiraram-se no protesto da passada quarta-feira no estado do Michigan, que foi aprovado por Donald Trump na sua conta do Twitter, num gesto sem precedentes de apoio à desobediência civil por parte de um presidente em funções. 

15h10 - A autoridade de saúde holandesa referiu que foram confirmadas 142 mortes no espaço de 24 horas, aumentando o total de vítimas mortais nos Países Baixos para 3.601. Foram diagnosticados mais 1.140 testes positivos e o país já totaliza mais de 31.500 pessoas infetadas

14h59 - A Croácia vai prolongar o período de quarentena por mais 15 dias, mas o ministro do Interior, Davor Bozinovic, sinalizou que vai ser explorado o relaxamento das medidas restritivas com o objetivo de ajudar a economia, revela o The Guardian. 

O país contabiliza 1.832 casos positivos e 39 mortes. 

14h53 - Houve um aumento de 25% nas intervenções da polícia espanhola no que toca a casos de violência doméstica no primeiro mês de confinamento social quando comparado com o mesmo período do ano passado, como dá conta a CNN. A Polícia Nacional e a Guardia Civil foram chamadas a intervir mais de 83 mil vezes. 

14h45 - O Governo Regional da Madeira admite a possibilidade de implementar uma cerca sanitária em Câmara de Lobos, localidade onde 64 pessoas já estão infetadas com o vírus. 

"O Governo está preparado neste momento para tomar todas as medidas necessárias à contenção da epidemia na região e, por conseguinte, nós vamos, no fim da tarde, avaliar a situação e a questão da cerca sanitária é algo que não está excluído uma vez que se trata da proteção da saúde e da vida de todos nós incluindo as pessoas de Câmara de Lobos", fez notar Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional da Madeira. 

14h41 - Um total de 1.046 marinheiros testaram positivo para o novo coronavírus no porta-aviões Charles de Gaulle, anunciaram hoje as Forças Armadas francesas.

14h39 - No dia em que foram reabertas, centenas de pessoas rumaram às praias da Flórida, nos Estados Unidos. Estas enchentes nas praias coincidiram com o dia em que foi registado um número máximo diário de novos casos no estado - 1.400

14h31 - Os Açores registaram 22 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, dos quais 21 foram detetados em São Miguel, anunciou a Autoridade de Saúde Regional.

14h27 - As consultas, cirurgias e demais atividade assistencial não urgente, suspensas em março devido à pandemia vão ser retomadas progressivamente no "final da próxima semana", revelou hoje a ministra da Saúde. Marta Temido acrescentou que este reagendamento pressupõe "um conjunto de aspetos logísticos fundamentais" e que vai começar pelos casos mais prioritários.

14h11 - Ao contrário daquilo que os responsáveis políticos têm vindo a afirmar, a Coreia do Norte já terá começado a ser afetada pela pandemia de Covid-19. Cidadãos anónimos que terão estado presentes em palestras dadas pelas autoridades do país referem "o orador afirmou publicamente que já havia casos confirmados de pacientes com coronavírus".

14h08 - O Reino Unido anunciou quase 900 mortes no espaço de um dia, tendo registado 888 novas vítimas mortais (mais 41 do que na véspera), nas últimas 24 horas. A pandemia infetou já 114.217 pessoas e causou 15.464 vítimas mortais no país, no total.

13h52 - Os testes clínicos de uma vacina contra a Covid-19, que estão a ser desenvolvidos na Universidade de Oxford, podem estar terminados em agosto. Caso os resultados sejam positivos, serão fabricadas "milhares de milhões de doses".

13h40 - Pela primeira vez na história, os festejos do aniversário da rainha Isabel II foram cancelados. Ao invés da tradicional salva de armas, a monarca britânica irá celebrar em privado, com videchamadas e telefonemas para a família, de forma a minimizar o risco de propagação do novo coronavírus.

13h34 - O Ministério de Saúde de Cabo Verde confirmou hoje, em comunicado, dois novos casos positivos de Covid-19 na cidade da Praia, elevando o total do país para 58 casos desde 19 de março.Arlindo do Rosário anunciou, ainda, que "todos os contactos identificados" estão em isolamento domiciliar.

13h28 - A taxa média de contágio por Covid-19 em Portugal é atualmente de 0,91, o que significa que cada infetado contagia menos de uma outra pessoa, valor que, segundo a ministra da Saúde, resultou das medidas de contenção.

13h24 - Mais de 2,25 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus e 154 mil mortes pela Covid-19 foram declarados em todo o mundo, de acordo com uma contagem da agência France-Presse feita até ao meio-dia de hoje.

13h16 - A ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou, este sábado, que os mais recentes dados relativos aos efeitos da pandemia em Portugal "continuam a permitir estimar que o máximo da incidência tenha ficado no passado". No entanto, avisou que "é importante perceber que erradicar a Covid-19 não parece possível no curto e médio prazo".

"Com o esforço de todos está a ser possível trazer o número de novos casos para níveis a que o sistema de saúde tem conseguido responder, mas os riscos de recrudescimento da doença mantém-se e temos de estar preparados para eles", afirmou.

13h12 - Cerca de 7.500 pessoas poderão ter morrido nos lares de terceira idade do Reino Unido em consequência da pandemia Covid-19, segundo estimativas da organização representativa das Casas de Repouso independentes, que contrariam os números oficiais.

13h08 - Pelo menos 20 pessoas que trabalham no palácio presidencial do Afeganistão, situado na capital Cabul, testaram positivo por infeção pelo novo coronavírus. Na base deste surto estará "um documento contaminado" enviado por "outro departamento do governo".

13h00 - Já começou a conferência diária da Direção-Geral da Saúde. Acompanhe, aqui, as palavras da Ministra da Saúde, Marta Temido, e a Diretora-Geral da Saúde, Graças Freitas.

12h43 - O Irão, país do Médio Oriente com mais casos de Covid-19, vai permitir, a partir de hoje, que alguns negócios retomem a atividade na capital, Teerão, e em cidades vizinhas, depois de várias semanas em confinamento.

12h37 - As ruas em Lisboa estão desertas, mas a vida continua dentro de portas. Enfrentando o silêncio da solidão, a população idosa mantém-se em casa, protegida por "anjinhos da guarda". O apoio domiciliário não pára, mesmo em tempo de pandemia.

12h20 - O mais recente boletim da DGS dá conta de uma subida para 687 do número total de vítimas mortais da Covid-19, num aumento de 30 vítimas mortais. São ainda 19.685 o número de infeções confirmadas.

11h52 - Espanha superou a barreira dos 20 mil mortos, isto apesar de até ter registado uma ligeira descida diária no número de vítimas mortais. O Ministério da Saúde espanhol indicou que no espaço de 24 horas morreram 565 pessoas. No total, Espanha contabiliza 191.726 pessoas infetadas com o coronavírus, das quais mais de 74 mil recuperaram. 

11h48 - O cancelamento de concertos atingiu todos os músicos, quer sejam mais ou menos conhecidos, deixando muitos com rendimentos mensais perto de zero, num momento sem precedentes para o setor

11h44 - As universidades e institutos politécnicos têm duas semanas para se preparar para a possibilidade de recomeçar as aulas presenciais de forma gradual a partir do dia 4 de maio, segundo um despacho do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

11h30 - O número de novos casos na Bélgica verificou uma subida diária de mais de mil, o que significa que o total já supera os 37 mil casos de infeção pelo SARS-CoV-2. Morreram mais 290 pessoas, o que perfaz um total de 5.453 óbitos desde que a pandemia começou. 

11h24 - O Irão ultrapassou as cinco mil mortes devido ao novo coronavírus, anunciou o ministro da Saúde, Kianush Jahanpour, à televisão estatal iraniana. No espaço de 24 horas foram registadas mais 73 mortes, e o país totaliza agora 5.031 mortos. Os casos de infeção no Irão estão perto dos 81 mil. 

11h18 - Na sua página de Facebook, Mariana Mortágua, deputada do Bloco de Esquerda, salientou que, embora a crise causada pela pandemia requeira a participação de todos, "não estamos todos no mesmo barco". E deu o exemplos de empresas como a Galp e a EDP que despedem precários ou dos relatos de abusos por parte dos bancos relativamente "a pessoas e pequenas empresas em dificuldades". 

Mariana Mortágua recordou que nos próximos dias 21 e 22 de abril os presidentes do BPI, da Caixa Geral de Depósitos, do Novo Banco, do BCP e do Santander vão estar na Assembleia da República para "responder pelo seu comportamento nesta crise". 

11h08 - No Afeganistão foram confirmados 27 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, refere o The Guardian. O número total de pessoas infetadas é de 933, e o ministro da Saúde, Ferozuddin Feroz, avisou que o número de novos casos vai continuar a progredir. Foram anunciadas mais três mortes, o que eleva o total de óbitos para 33. Mais de 100 pessoas já recuperaram da doença e tiveram alta hospitalar. 

10h57 - Com o sistema de saúde japonês a entrar em "colapso", vários serviços de emergência já estão a recusar receber pessoas que sofreram ataques cardíacos e AVC's. Um homem com febre e dificuldades respiratórias foi rejeitado por 80 hospitais

10h43 - Singapura registou um recorde diário no número de novos casos. A Associated Press avança que foram diagnosticados mais 942 casos, com o total a crescer para quase seis mil casos de infeção

10h34 - As autoridades de saúde sul-coreanas estão a investigar o motivo pelo qual 163 pessoas que recuperaram do coronavírus voltaram a testar positivo para o vírus, adianta a CNN. O diretor do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da Coreia do Sul, Kwon Joon-wook, realçou que não há para já indicação de que pacientes que voltaram a testar positivo sejam contagiosos. 

10h19 - O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e o governo brasileiro uniram esforços para travar a disseminação do novo coronavírus entre refugiados venezuelanos, construindo um hospital em Roraima e com a distribuição de produtos de higiene. 

10h15 - O número de mortes provocadas pela Covid-19 em África ultrapassou as mil nas últimas horas, com quase 20 mil casos registados em 52 países. O número de pacientes que recuperaram da doença subiu para 4.642. 

10h13 - A Rússia verificou pelo quinto dia consecutivo um aumento diário recorde no número de novos casos. As autoridades russas anunciaram que foram detetados mais 4.785 casos, com o total a ascender aos 36.793. Foram registadas mais 40 mortes e o país soma agora 313 vítimas mortais por causa da Covid-19. 

10h07 - António Costa revelou numa entrevista ao Expresso a intenção de "anunciar o calendário e o programa de desconfinamento progressivo" no Conselho de Ministros de 30 de abril. No entanto, o primeiro-ministro não exclui a hipótese de algum tipo de reabertura mais cedo. "Não vamos estar a atrasar medidas", assegurou. 

Costa destacou que Portugal "não precisa de austeridade", mas sim de relançar a economia. Ainda assim, escusou-se a dar uma resposta definitiva sobre esse caminho

9h55 - Um tribunal federal nos Estados Unidos impediu que uma igreja da Flórida continuasse a vender um produto idêntico a lixívia como cura para a Covid-19

9h53 - A Lombardia, a região italiana mais afetada pela pandemia do novo coronavírus, já está a ponderar a reabertura parcial do comércio e o levantamento de restrições. Uma ideia que não está a ser bem recebida por outras regiões, nomeadamente as do sul de Itália

9h48 - Ainda mais afastados da família devido à pandemia, cerca de 250 idosos de três das 24 freguesias lisboetas, estão a ser apoiados pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), que tem registado um aumento dos pedidos de alimentação

9h06 - Apesar de Donald Trump ter voltado a abordar a abertura de uma investigação à possibilidade da pandemia de Covid-19 ter originado num laboratório de Wuhan, Anthony Fauci, o principal especialista em doenças infecciosas dos Estados Unidos e conselheiro da Casa Branca, sublinhou que não acredita que essa seja a verdadeira origem do novo coronavírus

Fauci referiu que as provas reunidas até ao momento "são totalmente consistentes com um salto de espécies, de animal para humano".

8h52 - A incapacidade norte-americana de testar todos os imigrantes retidos nos centros de detenção pode estar a ajudar o novo coronavírus a espalhar-se nos Estados Unidos e na América Central

Mais de 1.600 deportados dos Estados Unidos para a Guatemala foram autorizados, no último mês, a seguir para casa e a entrar em quarentena voluntária, mas crescem os receios de que possam estar na origem de um número indeterminado de casos.

8h49 - Os casos positivos de Covid-19 no lar principal da Misericórdia de Alverca aumentaram para 58, dos quais 39 utentes e 19 funcionários. 

8h48 - Donald Trump voltou a criticar a China esta sexta-feira ao afirmar que o número de mortos causados pela Covid-19 era "bem mais elevado" do que o indicado pelas autoridades chinesas. "A China anunciou o dobro do número de mortos causados pelo Inimigo Invisível. É muito mais elevado do que isso e muito mais elevado do que o dos Estados Unidos!", escreveu no Twitter. 

8h40 - O Ministério da Saúde argentino recomendou o sexo virtual e o 'sexting' como "boas alternativas" neste período de pandemia. "Existem muitas aplicações online para conhecer pessoas, mas é preciso entender que o melhor é evitar encontros com pessoas com as que não convivemos", frisou o Ministério da Saúde da Argentina, que acrescentou ainda que é importante lavar as mãos e os brinquedos sexuais depois da masturbação. 

8h34 - O Japão registou 556 novos casos do coronavírus, o que eleva para 10.057 o número total de infetados no país, anunciou hoje o Ministério da Saúde, do Trabalho e da Segurança Social nipónico. O país regista 190 vítimas mortais desde o início da pandemia

8h28 - O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios celebra-se hoje com dezenas de iniciativas online, devido às restrições da pandemia, sob o tema 'Património Partilhado - Culturas Partilhadas, Património Partilhado, Responsabilidade Partilhada'.

8h27 - A ministra do Trabalho e da Economia Social de Espanha, Yolanda Díaz, está a contemplar um plano de reativação da economia divido em duas fases. Na primeira fase, que deverá ser implementada de forma gradual até ao final do verão, deve ser reaberto principalmente o setor industrial. Na segunda fase, onde está inserido o setor do turismo, haverá uma reabertura gradual até ao final de 2020. 

8h22 - Mais de 60% dos brasileiros reprovaram a exoneração de Luiz Henrique Mandetta do cargo de ministro da Saúde, no meio da pandemia da Covid-19, indicou uma sondagem publicada na sexta-feira pelo Instituto Datafolha.

8h20 - Um quarto dos inquiridos num estudo sobre como se sentem em tempos de pandemia diz sentir-se, ansioso, em baixo, ou triste "todos os dias" ou "quase todos os dias", sendo a maioria mulheres e pessoas em teletrabalho

8h09 - A letalidade da Covid-19 em Portugal tem sido mais letal nos homens do que nas mulheres, de acordo com dados fornecidos pela Direção-Geral da Saúde (DGS). O país segue assim a tendência global desde o início da pandemia

7h50 - A Alemanha verificou a maior subida no número de casos diários no espaço de uma semana. Segundo o Instituto Robert Koch, foram diagnosticados 3.609 novos casos desde ontem. O número de mortes registou uma descida. Morreram 242 pessoas nas últimas 24 horas. No total, mais de 137 mil pessoas foram infetadas com o novo coronavírus desde que o surto teve início e morreram mais de quatro mil. 

7h44 - A China registou 27 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, 17 dos quais importados, anunciou a Comissão de Saúde. O país mantém assim a tendência de queda no número de casos importados. 

7h42 - O terceiro período do Estado de Emergência em Portugal entrou em vigor às 00h00 deste sábado e culmina no dia 2 de maio. Mantêm-se quase todas as restrições e regras estabelecidas anteriormente. Entre as alterações, destaque para o levantamento da cerca sanitária no concelho de Ovar e a exceção para o dever de recolhimento para permitir a participação nas celebrações oficiais do Dia do Trabalhador, em 1 de maio.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório