Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Manifestação anti-poder no Líbano apesar do recolher obrigatório

Centenas de pessoas manifestaram-se hoje no Líbano apesar do novo coronavírus e do recolher obrigatório, para assinalarem em Tripoli (norte) os seis meses de um protesto inédito contra a liderança política e a grave crise económica.

Manifestação anti-poder no Líbano apesar do recolher obrigatório
Notícias ao Minuto

20:16 - 17/04/20 por Lusa

Mundo Covid-19

Durante o protesto ocorreram confrontos entre manifestantes e forças militares, que responderam com gás lacrimogéneo ao lançamento de pedras, e quando o desfile tentava aproximar-se da casa de um deputado, referiu um correspondente local da agência noticiosa AFP.

A mobilização iniciou-se na praça Al-Nour, epicentro das manifestações em Tripoli, e quando o movimento de protesto registava um acentuado recuo nos últimos meses.

Os participantes incendiaram pneus e permaneceram na rua após a entrada em vigor do recolher obrigatório às 19:00 locais (17:00 em Lisboa), imposto pelo Governo para conter a propagação da covid-19.

Os manifestantes denunciaram as políticas do executivo e ainda os bancos e o governador do Banco central, e eram raros ao que usavam máscara de proteção, indicou a AFP.

Em 17 de novembro de 2019 o Líbano registou um participado movimento de contestação, que em diversos dias juntou centenas de milhares de pessoas em todo o país, para exigir a renovação da classe política, acusada de corrupção e incompetência.

O país regista desde há vários meses a pior crise económica desde o final da guerra civil (1975-1990), assinalada por forte recessão, esgotamento das reservas em divisas estrangeiras e desvalorização da moeda nacional, que implicou uma forte inflação.

O Líbano regista uma dívida de 92 mil milhões de dólares (84,6 mil milhões de euros) uma das mais elevadas do mundo e que corresponde a 170% do PIB.

Em março, o Estado anunciou que falhou pela primeira vez o pagamento da sua dívida.

Os bancos libaneses são acusados pela rua de cumplicidade com o poder político e de terem contribuído para o endividamento público e o falhanço do Estado.

O Governo anunciou um ajuda financeira de 400.000 libras libanesas (cerca de 243 euros) para ajudar a população mais desfavorecida durante o confinamento impostos pela pandemia de covid-19.

A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 145 mil mortos e infetou mais de 2,1 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 465 mil doentes foram considerados curados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório