Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 21º

Covid-19: Governo espanhol pede recontagem dos óbitos às comunidades

Mais de 188 mil espanhóis ficaram infetados com o novo coronavírus desde o início da pandemia.

Covid-19: Governo espanhol pede recontagem dos óbitos às comunidades
Notícias ao Minuto

13:18 - 17/04/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Espanha

Fernando Simóndiretor do Centro de Coordenação de Emergências Sanitárias, assumiu esta sexta-feira que o Governo espanhol pediu a todas as comunidades autónomas uma recontagem no números de óbitos e casos provocados pela Covid-19.

Estas declarações acontecem um dia depois de a Catalunha ter decidiu mudar a forma como contabiliza estes números e incluir os dados das funerárias, o que resultou num aumento significativo de vítimas mortais por Covid-19.

Fernando Simón assumiu mesmo que existiu uma "discrepância" no número de mortes provocadas pela Covid-19 e justificou-a com o facto de "uma comunidade", no caso a Catalunha, ter fornecido dados que não têm sido totalmente "coerentes".

"Estamos a incorporar informações sobre o uso de provas sorológicas. O impacto real não o sabemos até que passe a epidemia. Precisamos de dados estáveis para interpretar tendências. Isto interessa-nos de forma prioritária. Se os dados estiverem muito distorcidos, é difícil tomar decisões. Temos de readaptar os dados à nova situação, com o novo teste e as comunidades têm de recolher dados de mortes não confirmadas. Vamos demorar dois ou três dias, estamos a trabalhar com as comunidades", afirmou o dirigente, citado pelo El País.

Por outras palavras, pretende-se ter informações mais detalhadas de cada comunidade autónoma, tendo sido criado um modelo único para a comunicação de dados.

Na mesma conferência de imprensa, Fernando Simón revelou que há 5.252 novos infetados, um número que aumenta em relação ao dia anterior, sendo agora o total de pessoas que contraíram a doença de 188.068.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório