Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Carro de médica espanhola vandalizado: "Rato contagioso"

Casos de represálias a profissionais de saúde vão-se multiplicando em Espanha.

Carro de médica espanhola vandalizado: "Rato contagioso"
Notícias ao Minuto

11:04 - 15/04/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Covid-19

Obrigados a esforços redobrados para ajudar ao combate à pandemia de Covid-19, os profissionais de saúde têm vindo a ser diariamente (e literalmente) aplaudidos um pouco por todo o mundo. No entanto, há casos onde a reação é precisamente oposta.

Exemplo disso foi a mensagem com a qual uma ginecologista se deparou, esta terça-feira, em Barcelona, quando se preparava para abandonar a sua residência para partir rumo ao hospital no qual exerce.

O carro desta médica foi vandalizado em plena garagem comunitária da urbanização na qual reside com a expressão "rato contagioso" escrita com recurso a graffiti.

Este não é, no entanto, caso único no país vizinho. Um funcionário da Cruz Vermelha da Cidade Real viu os vizinhos deixarem-lhe uma mensagem bem clara no elevador.

"Estimado vizinho Rodrigo, do 7B, é hora de começares a tratar dos teus vizinhos. Sabemos do teu trabalho na Cruz Vermelha, mas hoje calha cuidar de nós. Por favor, não voltes a casa, o Estado tem refúgios para os profissionais de saúde. Não voltes mais", pode ler-se na missiva citada pelo jornal espanhol El País.

Um episódio semelhante ocorreu em Alcázar de San Juan: "Olá vizinho. Sabemos do teu bom trabalho no hospital e agradecemos, mas também deves pensar nos teus vizinhos. Aqui há crianças e idosos. Há locais como 'El Barataria' onde estão a alojar profissionais".

Leia Também: Covid-19: 523 mortes registadas em Espanha nas últimas 24 horas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório