Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Brexit. Barnier e Frost discutem próximos passos das negociações

O negociador da União Europeia (UE) para futura relação com o Reino Unido, Michel Barnier, vai reunir-se na quarta-feira por videoconferência com o seu homólogo britânico, David Frost, para discutirem próximos passos das negociações entre Bruxelas e Londres.

Brexit. Barnier e Frost discutem próximos passos das negociações
Notícias ao Minuto

18:43 - 14/04/20 por Lusa

Mundo Brexit

Numa publicação feita hoje na rede social Twitter, em que dá conta do seu regresso ao trabalho em Bruxelas, após ter sido contagiado com a covid-19, o francês Michel Barnier dá conta também da reunião de quarta-feira, que surge numa altura em que as negociações sobre a futura relação de Bruxelas e Londres estão interrompidas devido à pandemia.

"De volta ao meu gabinete hoje na Comissão Europeia a preparar, com a minha equipa, a videoconferência com David Frost amanhã [quarta-feira], entre outros assuntos", indica Michel Barnier na mensagem que é acompanhada por uma fotografia sua com três membros do seu gabinete.

Há precisamente uma semana, o executivo comunitário informou, através do seu porta-voz Daniel Ferrie, que durante esta semana Michel Barnier iria contactar David Frost "para tentarem chegar a acordo sobre um calendário para os passos seguintes, de forma a progredir nas negociações".

A primeira ronda das negociações sobre o futuro relacionamento entre o Reino Unido e a UE, na sequência da saída do país formalizada a 31 de janeiro, decorreu em Bruxelas entre 02 e 05 de março e a segunda ronda estava prevista para se realizar em Londres entre 18 e 20 de março, mas tal não aconteceu devido à pandemia da covid-19.

Estavam ainda previstas novas rondas em abril e maio, alternando entre as duas cidades, envolvendo dezenas de pessoas em cada equipa até uma cimeira de líderes para avaliar o progresso em junho para avaliar o progresso e decidir uma extensão do período de transição, que termina a 31 de dezembro.

O governo britânico já reiterou que não pretende pedir um prolongamento.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já provocou mais de 120 mil mortos e infetou mais de 1,9 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

O continente europeu, com mais de 973 mil infetados e mais de 81 mil mortos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório