Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

ONU apresenta propostas de cessar-fogo para o conflito no Iémen

O enviado especial da ONU para o Iémen, Martin Griffiths, apresentou às duas partes em conflito no Iémen propostas revistas para um cessar-fogo e um pedido urgente para a retoma das negociações de paz.

ONU apresenta propostas de cessar-fogo para o conflito no Iémen
Notícias ao Minuto

06:53 - 11/04/20 por Lusa

Mundo Iémen

Martin Griffiths apelou ao governo iemenita, que é apoiado pela coligação liderada pela Arábia Saudita, e aos rebeldes huthis, apoiados pelo Irão, que aceitem os acordos propostos "sem demoras" e comecem as negociações para acabar com a guerra que já se prolonga há mais de cinco anos, noticiou a agência norte-americana Associated Press.

O enviado especial da ONU afirmou que as suas propostas de acordo são "equilibradas", salientando ainda a necessidade de medidas económicas e humanitárias para aliviar "o sofrimento do povo iemenita, construir confiança entre as partes e apoiar o Iémen na sua capacidade de responder à crise da covid-19".

"Estas propostas representam um pacote compreensivo e realista que permite ao Iémen acabar com a violência e o sofrimento do passado e dar um passo histórico para a paz", afirmou Martin Griffiths, numa declaração.

Para o responsável, a comunidade internacional está "pronta para dar suporte ao processo".

A coligação liderada pela Arábia Saudita propôs na quarta-feira um cessar-fogo.

No entanto, os rebeldes huthis, que controlam o norte do Iémen e a capital, Saná, rejeitaram o cessar-fogo, considerando que a iniciativa, que visava impedir a propagação do novo coronavírus no país, uma "manobra".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório