Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Covid-19: Tribunal de Direitos do Homem manda Grécia proteger migrantes

O Tribunal Europeu dos Direitos do Homem pediu à Grécia para tomar as medidas necessárias para proteger três migrantes que vivem num campo de refugiados daquele país e que se consideram ameaçados pela pandemia da covid-19.

Covid-19: Tribunal de Direitos do Homem manda Grécia proteger migrantes
Notícias ao Minuto

16:13 - 09/04/20 por Lusa

Mundo Covid-19

A decisão foi tomada no âmbito de um requerimento apresentado pelos três migrantes - dois menores não acompanhados e um homem de 80 anos -, que alegaram existirem más condições sanitárias nos superlotados campos de refugiados da Grécia e enfatizaram o risco de serem infetados pelo novo coronavírus.

O tribunal pan-europeu pediu às autoridades gregas "que transfiram os requerentes ou, pelo menos, lhes garantam acomodações compatíveis" com a Convenção Europeia de Direitos Humanos, que proíbe qualquer "tratamento desumano ou degradante".

O tribunal de Estrasburgo pediu também que a Grécia preste cuidados e assistência consistentes com o estado de saúde dos três migrantes, que estão alojados num campo da ilha de Samos.

Atualmente, segundo as autoridades gregas, vivem cerca de 100 mil requerentes de asilo na Grécia, incluindo 70 mil em 38 campos de acolhimento.

Dois desses campos, localizados na Grécia continental, foram colocados em quarentena na semana passada após o aparecimento de 28 casos da covid-19.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 1,5 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram quase 89 mil.

Dos casos de infeção, mais de 312 mil são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

O continente europeu, com mais de 787 mil infetados e mais de 62 mil mortos, é aquele onde se regista o maior número de casos, e a Itália é o país do mundo com mais vítimas mortais, contabilizando 17.669 óbitos em 139.422 casos confirmados até quarta-feira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório