Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Afeganistão: Talibãs rejeitam libertação de presos anunciada pelo governo

O movimento talibã rejeitou hoje a libertação de presos talibãs anunciada pelo Governo do Afeganistão afirmando que ela não cumpre os princípios do processo acordado com os Estados Unidos.

Afeganistão: Talibãs rejeitam libertação de presos anunciada pelo governo
Notícias ao Minuto

18:09 - 08/04/20 por Lusa

Mundo Afeganistão

"Não confirmamos a libertação de prisioneiros, que não está em conformidade com as disposições do nosso acordo de paz com os Estados Unidos", disse o porta-voz dos talibãs, Zabihullah Mujahid.

O anunciou da libertação foi feito hoje, um dia depois de os talibãs terem anunciado a suspensão das discussões iniciadas no final de março com o executivo de Cabul sobre uma troca de detidos, que qualificaram de "estéreis".

Segundo o Governo, vão ser libertados 100 presos, detidos na prisão de Bagram, selecionados em função da idade, estado de saúde e tempo em falta para o fim da pena.

"Estes prisioneiros não foram libertados segundo o processo discutido e acordado" entre o executivo e a equipa técnica do movimento, frisou o porta-voz talibã.

"A nossa equipa técnica regressou de Cabul e não participou neste processo de libertação", insistiu.

Já o executivo disse hoje, ao anunciar a libertação, que continua "aberto a continuar o trabalho técnico com os talibãs para avançar no processo de paz".

"Cumprimos a nossa parte do acordo. (...) O processo de paz deve avançar", disse Javid Faisal, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional (NSC, na sigla em inglês), um órgão governamental.

Em discussão estava a troca de 5.000 prisioneiros talibãs por 1.000 membros das forças afegãs, um dos pontos-chave do acordo assinado a 29 de fevereiro em Doha entre os Estados Unidos e os rebeldes, mas não ratificado por Cabul.

Nesse acordo, Washington comprometeu-se com uma retirada das forças estrangeiras do Afeganistão no prazo de 14 meses, na condição de os talibãs respeitarem os compromissos ao nível da segurança e iniciarem negociações "interafegãs" sobre o futuro do país.

As negociações entre o executivo afegão e os talibãs são as primeiras desde que os talibãs foram afastados do poder em 2001 por uma coligação internacional liderada pelos Estados Unidos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório