Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 24º

Refugiados: Protestos e motins marcam dia nos campos gregos

Agence France-Presse denuncia protestos à porta de um centro de refugiados em Malakasa, perto de Atenas. Euronews dá conta de que houve motins no campo de Daviata.

Refugiados: Protestos e motins marcam dia nos campos gregos
Notícias ao Minuto

11:38 - 07/04/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Covid-19

Com o mundo a viver uma pandemia ainda por controlar de um vírus que surgiu apenas em final de 2019 e foi identificado no início do presente ano, a situação humanitária em várias partes do mundo tende a complicar-se.

Nos campos de refugiados na Grécia, como noticia a Agência Agence France-Presse e o canal Euronews, as situações estão a escalar, isto depois de o governo helénico, por exemplo em Malakasa, perto de Atenas, ter posto de quarentena todo o campo de refugiados após um teste positivo confirmado.

Um homem de 53 anos, originário do Afeganistão, em busca de asilo diplomático na Europa, terá sido diagnosticado positivamente com o novo coronavírus, sendo decretado, posteriormente, um encerramento das instalações perto de Atenas por 14 dias.

Cientes de que o cenário pode deteriorar-se, como mostram as imagens da AFP, alguns refugiados protestaram para serem tomadas medidas relativamente à sua situação. Com mais de 1.500 pessoas encerradas em Malakasa, as já difíceis condições tendem a piorar, sobretudo porque é impossível manter as regras de distanciamento social. 

Noutro ponto do país, mais especificamente em Daviata, um motim de grande escala obrigou as autoridades a intervir.

Como se pode ver nas imagens partilhadas pelo canal Euronews, milhares de pessoas protestam de forma acesa contra a situação que vivem, enquanto os polícias designados para esta ocorrência tentam acalmar os 'residentes' deste campo no norte da Grécia.

Com o mundo a registar milhares de mortes e milhões de infeções por Covid-19, vários são os organismo que já alertam para a tragédia que se poderá viver nos campos de refugiados europeus.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório