Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

A cidade-fortaleza que está a vencer a batalha contra o coronavírus

Zahara de la Sierra já foi alvo da disputa de mouros e cristãos e foi invadida por franceses. A cidade da Andaluzia isolou-se para enfrentar o seu mais recente inimigo, a Covid-19, e ainda não foi registado nenhum caso da doença entre os seus habitantes.

A cidade-fortaleza que está a vencer a batalha contra o coronavírus
Notícias ao Minuto

16:13 - 06/04/20 por Fábio Nunes

Mundo Coronavírus

A imagem de Zahara de la Sierra, no topo de uma colina da Andaluzia, no sul de Espanha, capta a atenção de quem por ali passa. Mas atualmente não é só a beleza desta cidade-fortaleza em sintonia que a natureza que a rodeia que lhe dá destaque. Nos últimos dias, Zahara de la Sierra foi notícia pela forma como enfrentou o seu mais recente inimigo, o novo coronavírus, e como, por agora, está a vencer esta batalha.

Historicamente, esta pequena cidade andaluz já teve a sua dose de batalhas e habituou-se a enfrentar os seus inimigos. Na Idade Média foi alvo da disputa entre mouros e cristãos e foi saqueada pelos franceses em 1812, mas resistiu.

Desta vez, perante a ameaça da propagação do novo coronavírus em Espanha, o autarca de Zahara de la Sierra foi rápido na sua resposta à pandemia.

No passado dia 14 de março, decidiu isolar a cidade do mundo exterior, segundo a CNN. Santiago Galván ordenou que fossem bloqueadas quatro das cinco entradas para a cidade, uma medida imposta no dia em que o governo de Pedro Sánchez declarou o estado de alarme em Espanha.

Desde então, Espanha tornou-se num dos países mais atingidos pela pandemia de Covid-19 no mundo. O país contabiliza mais de 135 mil casos de infeção e mais de 13 mil vítimas mortais, de acordo com os dados mais recentes do centro de pesquisa da Universidade Johns Hopkins.

No entanto, e apesar de quase um quarto dos cerca de 1.400 habitantes de Zahara de la Sierra ter mais de 65 anos, não foi diagnosticado qualquer caso de Covid-19, algo que Galván considera ser um “bom sinal”. E as suas medidas drásticas contam com o apoio total da população.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório