Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Aqui há emprego: Campos agrícolas precisam de 150 mil trabalhadores

Setor agrícola precisa de trabalhadores disponíveis para a época da fruta.

Aqui há emprego: Campos agrícolas precisam de 150 mil trabalhadores
Notícias ao Minuto

09:20 - 06/04/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Espanha

A propagação da Covid-19 está repleta de desafios e um dos maiores deles está relacionado com a quebra da economia dos países países afetados pelo vírus.

No entanto, enquanto se assiste às maiores taxas de desemprego alguma vez registadas, existe um setor de atividade que precisa, como nunca antes, de muita mão de obra.

Referimo-nos ao setor agrícola, onde muitos produtores lutam contra o tempo na expetativa de não verem as suas produções a serem desperdiçadas.

Na quinta-feira, o ministro da Agricultura espanhol, Luis Planas, referia que eram necessários entre 100 mil e 150 mil trabalhadores temporários para o campo, isto numa altura em que vai começar a época da cereja, do damasco, pêssego, entre outros.

A contratação e o trabalho executado por estes trabalhadores terá que ser adaptado às novas regras de contacto social, contudo a sua mão de obra é indispensável. E não é só nos campos de fruta. Também são necessários trabalhadores para tomar conta dos animais, nomeadamente na tosquia do gado, refere a ABC.

Note-se que muitos dos trabalhadores responsáveis por estes trabalhos vinham de fora. Contudo, com as fronteiras fechadas, os produtores agrícolas estão com escassez de trabalhadores. Agora, pondera-se recorrer a todos os trabalhadores que ficaram sem emprego ou que foram afetados por uma ERTE [Expediente Temporário de Regularização Temporário de Emprego].

Recomendados para si

;
Campo obrigatório