Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 26º

"O meu coração parte-se sempre que olho para um paciente e vejo o medo"

Numa arrepiante publicação no Facebook, Jake Savoie, enfermeiro no Reino Unido, descreve os momentos vividos por pacientes infetados pela Covid-19 em internamento.

"O meu coração parte-se sempre que olho para um paciente e vejo o medo"
Notícias ao Minuto

14:50 - 05/04/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Jake Savoie

Com o Reino Unido a viver dias difíceis com a multiplicação de casos de contágio por novo coronavírus e com as mortes a este facto associadas, os relatos que nos chegam de Inglaterra são verdadeiramente arrepiantes.

Este domingo, o jornal Mirror lembra a publicação de um enfermeiro dos cuidados intensivos e o seu relato de como é vivido pelos pacientes um dos momentos mais complicados da luta contra esta doença.

A publicação é de Jake Savoie, que lembra o medo nos olhos dos seus pacientes como uma das coisas mais dolorosas com que tem de lidar, mas que diz que a situação mais complexa de gerir emocionalmente é quando diz aos seus doentes que terão de ser entubados.

Numa publicação de revolta, Jake diz não perceber como é que a pandemia pode estar a ser desvalorizada por tantas pessoas.

"Disse a mim mesmo que não iria fazer uma publicação deste tipo, mas não posso ficar calado depois das longas noites que tive de trabalhar. A quantidade de pessoas que ainda não tomam precauções por causa desta doença é desconcertante, por isso vou tentar ser o mais real possível", começa por escrever este enfermeiro.

"Nas semanas antes de o vírus chegar à nossa área, li imensos artigos e publicações virais alarmando-me para o que fisicamente iria sofrer por ser um enfermeiro dos cuidados intensivos. Preparei-me mentalmente para as camadas e camadas de equipamento protetor que teria de usar, para o profuso transpirar que iria ter de suportar, etc... mas não estava preparado para as intensas emoções que estou a experimentar", continua.

"O equipamento que vêem nas minhas fotografias é apenas um 'retrato' do que um paciente suspeito/positivo de Covid vê a todas as horas do dia e da noite quando qualquer pessoa precisa de entrar no seu quarto (onde passa todas as horas sozinho). Estes pacientes não têm qualquer interação humana normal desde o momento em que entram no hospital até ao momento é que são declarados negativos, até que o vírus sai do seu organismo, ou até que, infelizmente, respiram pela última vez", acrescenta.

"O meu coração parte-se mais e mais sempre que tenho de entrar no quarto de um doente e vejo o medo nos seus olhos. Por isso, pensem na próxima vez que estiverem cansados de a vossa única interação humana ser através de FaceTime ou com aqueles que vivem convosco", afirma Jake

"Quando a saúde destes pacientes piora e não conseguem respirar sozinhos, temos de dar-lhes as más notícias de que irão ser colocadas num ventilador para auxiliar os seus pulmões e o resto dos órgãos. Mais uma vez, eles recebem estas notícias SOZINHOS e a sua única fonte de conforto emocional somos nós, enfermeiros, médicos, terapeutas ou assistentes completamente vestidos com equipamentos protectores", lembra a publicação deste enfermeiro

"Uma das coisas mais difíceis que tive de fazer como enfermeiro é dizer a um adulto com lágrimas nos olhos que o momento que mais temiam chegou... 'Em breve, chegará um médico comigo ao quarto ainda com mais equipamento protetor para o pôr num ventilador, mas eu estarei consigo todos os momentos, imagine que eu sou um dos seus filhos a pegar-lhe na mão'. Pensem nisto na próxima vez que decidirem convidar um grupo de pessoas porque estão aborrecidos e isolados", termina.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório