Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 24º

Covid-19: Dacar prolonga estado de emergência por mais 30 dias

O presidente do Senegal, Macky Sall, prolongou por mais 30 dias o estado de emergência instaurado em todo o território devido à pandemia da covid-19, anunciaram os meios de comunicação senegaleses.

Covid-19: Dacar prolonga estado de emergência por mais 30 dias
Notícias ao Minuto

12:33 - 05/04/20 por Lusa

Mundo Covid-19

O estado de emergência anunciado pela primeira vez em 23 de março inclui o recolher obrigatório entre as 20h00 e as 6h00 locais (mesma hora TMG).

O apresentador do telejornal da televisão pública senegalesa leu no sábado à noite o decreto do prolongamento, datado de 3 de abril.

O estado de emergência permite às autoridades regular ou proibir as deslocações de bens e de pessoas bem como os ajuntamentos, de fechar provisoriamente locais públicos e de reunião, proibir a circulação de aviões e de embarcações, de regular os pontos de entrada e de saída do território, ou ainda confinar pessoas em casa.

As autoridades impuseram efetivamente em grande parte tais medidas, em determinados casos antes da instauração do estado de emergência.

As autoridades proibiram as reuniões, as orações coletivas e a circulação entre cidades e suspenderam quase todo o tráfego aéreo.

O Senegal evitou até agora o confinamento porque representaria um desafio considerável num país pobre em que boa parte da população vive o dia a dia.

Desde 2 de março, as autoridades senegalesas declararam oficialmente 219 casos de contágio da covid-19 e dois mortos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório