Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Covid-19: Especialistas teorizam que vírus já circularia entre humanos

Cientistas defendem que doença que 'isolou o mundo em casa' poderia já estar entre humanos há vários meses ou anos, mas que apenas agora teve uma manifestação pandémica.

Covid-19: Especialistas teorizam que vírus já circularia entre humanos
Notícias ao Minuto

11:03 - 05/04/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estudo

A pandemia que o mundo enfrenta desde há meses teve, ao que tudo indica, início na China, mais especificamente, segundo os estudos preliminares, em Wuhan. O contágio inicial terá acontecido num mercado local, passando depois todas as fronteiras possíveis e viajando para os quatro cantos do globo.

Porém, se esta é a 'versão oficial', há cientistas que defendem que esta hipótese pode estar, no mínimo, incerta, isto porque o vírus poderia já viver entre humanos há muito mais tempo.

Esta é a opinião defendida por Ian Lipkin, professor de epidemologia na Columbia Mailman School of Public Health, que confessa que o vírus poderá ter evoluído para uma forma mais letal.

"Eu acho que o vírus provavelmente já circula em humanos há algum tempo. Há quanto tempo? Poderemos nunca conseguir reconstruir esse caminho... Poderia estar a circular há meses ou mesmo anos", afirmou este especialista em declarações à CNN

Esta opinião parece corroborar a defendida num recente estudo da Nature Medicine Magazine, onde se defendia que o vírus já estaria em seres humanos há anos.

"A faísca que espoletou isto [a pandemia] só teve lugar há alguns meses, mas podem ter existido outras faíscas que fizeram surgir o vírus mas que fizeram fogos menores que simplesmente não detetámos", defendeu o professor Robert Gary, autor do estudo e professor na Tulane University School of Medicine.

"Há alguns coronavírus que conhecemos que circularam entre nós durante décadas antes de descobrirmos o primeiro", defendeu este professor.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório