Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Mo Yan é "escolha adequada e convincente" para o Nobel da Literatura

O presidente da Associação Portuguesa de Escritores (APE), José Manuel Mendes, considerou esta quinta-feira "adequada e convincente" a escolha da Academia Sueca ter recaído no escritor chinês Mo Yan para Prémio Nobel da Literatura 2012.

Mo Yan é "escolha adequada e convincente" para o Nobel da Literatura
Notícias ao Minuto

16:21 - 11/10/12 por Lusa

Mundo APE

Mo Yan (pseudónimo literário de Guan Moye), nascido em 1956 na província de Shandong, leste da China, e é um dos escritores chineses contemporâneos mais publicados fora da China, nomeadamente no Japão, França, Reino Unido, Alemanha e Estados Unidos.

Contactado pela agência Lusa, José Manuel Mendes, que leu "Peito grande, ancas largas", publicado em Portugal pela Ulisseia, em 2007, considerou Mo Yan "um escritor excelente".

"Foi uma boa escolha da Academia Sueca, uma vez que se trata de um autor cuja delicadeza do traço, da sensibilidade, argúcia crítica, e construção formal que o situam entre os grandes narradores da actualidade", sustentou o presidente da APE.

Os romances do Nobel da Literatura 2012 estão enraizados na China rural, onde nasceu, mas revelam também influências do "realismo mágico" e outras correntes ocidentais, segundo críticos e tradutores.

A sua primeira obra literária, um conto que começou a escrever enquanto ainda era soldado, saiu em 1981. Seis anos depois publicou um romance de grande sucesso, "Red Sorghum", que seria adaptado ao cinema por Zhang Yimou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório