Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Keir Starmer eleito líder do Partido Trabalhista britânico

O antigo procurador-geral Keir Starmer foi eleito sucessor de Jeremy Corbyn na liderança do Partido Trabalhista britânico, derrotando Lisa Nandy e Rebecca Long-Bailey na primeira volta, foi hoje anunciado.

Keir Starmer eleito líder do Partido Trabalhista britânico
Notícias ao Minuto

11:17 - 04/04/20 por Lusa

Mundo Reino Unido

De acordo com o partido, Starmer ganhou com mais de 50% dos votos na primeira volta, concluindo assim um processo que durou quatro meses, após a renúncia de Corbyn, que se seguiu à derrota eleitoral nas legislativas de dezembro.

Deputado pela circunscrição londrina de Holborn e St PancrasStarmer, de 57 anos, fez carreira como advogado especializado em Direitos Humanos e foi responsável nos últimos anos pelas questões relacionadas com o 'Brexit' (saída do Reino Unido da União Europeia). 

Para o cargo de vice-líder foi eleita Angela Rayner, deputada que representa a circunscrição de Ashton-under-Lyne, na região de Manchester, com 52,6%, mas neste caso após várias voltas e contagem de votos de segunda e terceira preferência dos outros candidatos, nomeadamente Rosena Allin-Khan, Richard Burgon, Dawn Butler e Ian Murray.

Estavam habilitados a votar cerca de 600 mil militantes e apoiantes associados, cuja votação terminou na quinta-feira. 

Jeremy Corbyn anunciou a renúncia na noite das eleições legislativas de 12 de dezembro, nas quais o Partido Trabalhista registou o pior resultado desde 1935, enquanto que o Partido Conservador de Boris Johnson triunfou com uma maioria absoluta.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório