Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Mau tempo atirou borda fora 28 passageiros de um navio

Pelo menos 28 passageiros de um navio desapareceram nas Ilhas Salomão, Pacífico Sul, após terem caído ao mar na quinta-feira, indicam hoje os meios de comunicação social da capital do arquipélago.

Mau tempo atirou borda fora 28 passageiros de um navio
Notícias ao Minuto

12:41 - 04/04/20 por Lusa

Mundo Ilhas Salomão

"Os passageiros desapareceram no mar depois de terem caído borda fora", disse o primeiro-ministro, Manasseh Sovagare, numa mensagem dirigida ao país sublinhando que o navio zarpou "apesar de alertas sobre o mau tempo", devido à passagem do ciclone Harold pelo arquipélago.

Uma operação de resgate "está ainda em curso", disse ainda o primeiro-ministro do governo de Honiara. 

De acordo com os meios de comunicação social da capital, o capitão da embarcação só se apercebeu do desaparecimento dos passageiros depois da chegada ao destino.

O navio "MV Taimareho" saiu na quinta-feira de Honiara rumo a West Are'are na ilha de Malaita a cerca de 120 quilómetros de distância da capital do país.

A viagem fazia parte de uma operação governamental de recolocação de populações por causa da propagação da pandemia do novo coronavírus (covid-19).

As Ilhas Salomão não registam vítimas da pandemia, até este momento.

De acordo com os sobreviventes, alguns passageiros foram arrastados borda fora devido ao forte vento que se fazia sentir e pela forte ondulação que atingiu o navio.

A Polícia Marítima indica que é impossível verificar com rigor o número de desaparecidos.

"Nesta altura não podemos confirmar o número de desaparecidos porque as investigações sobre este triste acidente ainda não terminaram", disse Charles Fox Sau, da Polícia Marítima das Ilhas Salomão.

O arquipélago é constituído por 900 ilhas e habitado por 600 mil pessoas.

O ciclone Harold, com ventos de 160 quilómetros por hora, destruiu algumas habitações e derrubou árvores, e deve intensificar-se antes de atingir o Vanuatu, no domingo, de acordo com as previsões. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório