Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Covid-19: Noruega apela aos doadores que apoiem os palestinianos

A Noruega, que preside ao grupo de ajuda internacional à Palestina, apelou hoje aos doadores que reforcem o apoio aos territórios de economia frágil e onde a pandemia de covid-19 representa uma ameaça.

Covid-19: Noruega apela aos doadores que apoiem os palestinianos
Notícias ao Minuto

18:50 - 03/04/20 por Lusa

Mundo Covid-19

O Comité de Ligação Ad Hoc, que coordena a entrega de ajuda internacional aos palestinianos e à Autoridade Palestiniana, deveria reunir-se na próxima quarta-feira, em Bruxelas, capital belga, mas o encontro foi adiado 'sine die', dada a crise instalada com a propagação do novo coronavírus, que já causou 55 mil mortos e infetou mais de um milhão de pessoas em todo o mundo.

"Uma descida significativa das receitas da Autoridade Palestiniana, devido à crise do coronavírus, terá consequências dramáticas para a economia palestiniana e as condições de vida na Palestina", estima a chefe da diplomacia norueguesa, Ine Eriksen Søreide, em comunicado citado pela agência francesa AFP.

"Estou particularmente preocupada com a propagação do coronavírus em Gaza e nos campos de refugiados da Palestina. A comunidade internacional deve demonstrar o seu apoio para atenuar o impacto da crise do coronavírus numa população já de si frágil", instou.

Até hoje, apenas foram identificados 12 casos de infeção na Faixa de Gaza, um dos territórios mais sobrepovoados do mundo, com dois milhões de habitantes e uma média de 5.400 habitantes por quilómetro quadrado.

O território, rodeado por um muro de alta segurança ao longo da fronteira com Israel, tem elevados níveis de pobreza e infraestruturas sanitárias deficientes.

Porém, os especialistas estimam que esses dados estejam abaixo da realidade, devido às limitadas capacidades de despiste da doença.

Acresce que Israel, onde 70 mil palestinianos têm autorização para trabalhar, está a braços com um brutal impacto da crise de covid-19 na sua economia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório