Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Emergentes estudam criação de fundo de reserva conjunto

Os países do grupo de economias emergentes BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), estão a estudar a criação de um fundo conjunto de reserva financeira, noticiou esta quinta-feira a imprensa brasileira.

Emergentes estudam criação de fundo de reserva conjunto
Notícias ao Minuto

15:58 - 11/10/12 por Lusa

Mundo BRICS

"Estamos a avançar com um programa no sentido de criarmos uma espécie de fundo que poderá colocar recursos comuns nos países que necessitarem", avançou o ministro da Fazenda brasileiro, Guido Mantega, citado pelo diário "Folha de São Paulo".

De acordo com Mantega, o mecanismo seria semelhante ao acordo de Chiang Mai, fundo regional asiático criado em 2000, constituído com contribuições de cada um dos países.

"Estamos a falar de um mecanismo a que os asiáticos chamam acordo de Chiang Mai. Um acordo financeiro no qual os países grandes da região colocam recursos virtuais, que só são usados em caso de necessidade", adiantou Mantega.

De acordo com o ministro brasileiro, todos os países que integram o BRICS já estão de acordo e falta apenas "acertar os detalhes".

Mantega participa em Tóquio na reunião anual do Fundo Monetário Internacional (FMI) e em paralelo manteve encontros com seus homólogos do BRICS.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório