Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Raptores de líder da oposição no Mali libertaram cinco companheiros

Os raptores do líder da oposição no Mali, Soumaïla Cissé, libertaram cinco dos seus companheiros que foram sequestrados no mesmo dia, indicou hoje a formação política, enquanto prosseguem as negociações para a obtenção da libertação.

Raptores de líder da oposição no Mali libertaram cinco companheiros
Notícias ao Minuto

12:51 - 03/04/20 por Lusa

Mundo Libertação

Soumaïla Cissé, 70 anos, e três outros membros da sua delegação estão hoje detidos, segundo um comunicado da União para a República e Democracia (URD), a organização a que preside.

O líder da oposição, que ficou em segundo lugar em três eleições presidenciais, viajava com uma delegação de uma dezena de pessoas em dois veículos no seu bastião eleitoral de Niafounké, na região de Timbuktu, no âmbito da campanha para as eleições legislativas de 29 de março, quando o comboio foi atacado por homens armados.

Tratava-se "presumivelmente" de jihadistas que afirmavam ser Amadou Koufa, líder de um grupo baseado no Mali central com ligações à Al-Qaeda, de acordo com fontes de segurança locais.

O guarda-costas de Soumaïla Cissé foi morto e dois outros membros da comitiva ficaram feridos. Os raptores levaram os seus prisioneiros para um campo e depois dividiram-nos em dois. Cinco deles, incluindo os feridos, puderam partir e chegaram na manhã seguinte a Niafounké.

Entre estes cinco, "que estão todos bem", consta o assistente de Soumaïla Cissé, Housseini Ndouré, o operador de câmara, Boubacar Sada Sissoko, e um motorista, Kola Badara, segundo a URD, que anunciou uma conferência de imprensa para hoje.

As negociações estão a ser conduzidas de forma discreta por notáveis na região de Niafounké.

Soumaïla Cissé, embora detido, foi eleito na primeira volta das eleições legislativas, de acordo com os resultados anunciados na quinta-feira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório