Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Coreia do Norte vai continuar a conquista do espaço

A Coreia do Norte reiterou hoje o objectivo de continuar o programa espacial no aniversário da colocação em órbita do seu primeiro satélite, um lançamento condenado pela comunidade internacional por alegadamente encobrir um teste de mísseis.

Coreia do Norte vai continuar a conquista do espaço
Notícias ao Minuto

09:43 - 12/12/13 por Lusa

Mundo Satélite

De acordo com um editorial do diário estatal Rodong, o regime do líder Kim Jong-un vai continuar a conquista do espaço "com fins pacíficos", como um dos motores do "desenvolvimento económico" do país.

No editorial, Pyongyang aproveitou para voltar a criticar as sanções impostas pelas Nações Unidas ao seu programa espacial.

A Coreia do Norte lançou a 12 de dezembro de 2012 o satélite "Kwangmyongsong-3" através do foguetão "Unha-3", considerado um míssil balístico disfarçado.

Como consequência do lançamento, o Conselho de Segurança das Nações Unidas impôs em janeiro novas sanções contra a Coreia do Norte, incluindo o congelamento de ativos do Comité Coreano de Tecnologia Espacial encarregado do lançamento de outros organismos norte-coreanos.

Desde o lançamento do "Unha-3", a Coreia do Norte apenas fez referência à atividade do satélite nos seus meios estatais, o que segundo peritos sul-coreanos poderia indicar que não funciona corretamente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório