Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

China registou 29 novos casos importados e dois de contágio local

A China registou hoje 29 novos casos de infeção pelo novo coronavírus oriundos do exterior e dois de contágio local, numa altura em que o país tenta regressar à normalidade ao mesmo tempo que previne novo surto.

China registou 29 novos casos importados e dois de contágio local
Notícias ao Minuto

06:49 - 03/04/20 por Lusa

Mundo Coronavírus

A Comissão Nacional de Saúde do país asiático informou que os casos de contágio local foram detetados em Cantão, a capital da província de Guangdong, que faz fronteira com Macau, e na província de Liaoning, nordeste do país.

Morreram ainda quatro pessoas devido à infeção pelo novo coronavírus, na cidade chinesa de Wuhan, epicentro da epidemia.

A mesma fonte disse que 12 novos casos suspeitos oriundos do exterior estão sob observação.

Nas 24 horas até à meia-noite na China (16:00 de quinta-feira em Lisboa), 163 pacientes receberam alta e 50 recuperaram do estado grave, segundo dados oficiais.

Muitos chineses radicados no exterior estão a voltar ao país, à medida que a doença se alastra pelo resto do mundo, pelo que a China passou a contar com 870 casos importados.

A partir de sábado, o país suspendeu temporariamente a entrada de cidadãos estrangeiros, incluindo quem possui visto ou autorização de residência, como medida de prevenção contra a propagação do novo coronavírus.

O número total de infetados diagnosticados na China, desde o início da pandemia, é de 81.620 e o número de mortos ascendeu a 3.322.

Desde o início do surto, em dezembro passado, 710.985 pessoas em contacto próximo com infetados estiveram sob vigilância médica na China, entre os quais 19.633 permanecem sob observação.

A China revelou ainda que detetou 60 novos casos assintomáticos, entre os quais sete oriundos do exterior. A Comissão Nacional de Saúde só começou na quarta-feira a divulgar o número de pessoas infetadas, mas que não têm sintomas.

A possibilidade de infetados assintomáticos poderem contagiar outras pessoas ainda não é consensual entre especialistas, mas as autoridades de saúde indicaram que eles devem passar por uma quarentena de 14 dias num local designado.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de um milhão de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 52 mil.

Dos casos de infeção, cerca de 190.000 são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório