Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Agência Espacial retoma missões científicas que estavam suspensas

A Agência Espacial Europeia (ESA) anunciou hoje que retomou as quatro missões científicas que estavam suspensas desde 24 de março devido à infeção por covid-19 de um funcionário.

Agência Espacial retoma missões científicas que estavam suspensas
Notícias ao Minuto

19:40 - 02/04/20 por Lusa

Mundo Covid-19

As operações científicas dos satélites Solar Orbiter, Mars Express, Mars Trace Gas Orbiter e Cluster ficaram suspensas até o risco de novas infeções por covid-19 desaparecer no centro de controlo, na Alemanha, disse o chefe de operações de missões do Centro Europeu de Operações da ESA, Paolo Ferri, frisando que o trabalhador em causa "está a recuperar bem".

Para evitar a disseminação da infeção, cerca de 20 pessoas que contactaram com o funcionário, que trabalha no controlo de missões, foram colocadas sob quarentena e as instalações do Centro Europeu de Operações da ESA, em Darmstadt, na Alemanha, foram limpas e desinfetadas.

Muitas destas pessoas estavam a trabalhar nas missões planetárias Solar Orbiter, Mars Express, Mars Trace Gas Orbiter e Cluster, que foram colocadas em modo de espera, em órbitas seguras, mas com os instrumentos científicos desligados.

Citado em comunicado da ESA, Paolo Ferri lembrou que, noutras situações, como é caso de avarias, os satélites podem igualmente entrar em modo de segurança, demorando pelo menos uma semana o retomar do trabalho científico.

Os instrumentos a bordo dos satélites estão preparados para aguentar períodos de inatividade maiores, por exemplo duas a três semanas, quando, ao passarem por detrás do Sol, o centro de controlo perde o seu contacto, adianta a ESA.

coronavírus (tipo de vírus) responsável pela pandemia da covid-19 já infetou mais de 940 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 47 mil.

Dos casos de infeção, cerca de 180.000 são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde a declará-lo como uma pandemia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório