Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Sérvia renuncia a decreto que restringia liberdade de imprensa

O Governo sérvio renunciou hoje a um decreto que restringia a liberdade de imprensa, depois da detenção de uma jornalista que noticiou as inviáveis condições de trabalho num hospital face à pandemia do novo coronavírus.

Sérvia renuncia a decreto que restringia liberdade de imprensa
Notícias ao Minuto

19:36 - 02/04/20 por Lusa

Mundo Covid-19

O decreto, que entrou em vigor na quarta-feira, previa que apenas a célula de crise, que gere o controlo da epidemia na Sérvia, liderada pelo primeira-ministra, Ana Brnabic, fosse habilitada a divulgar informações sobre as estatísticas, medidas tomadas e o balanço sobre a pandemia no país.

A aplicação à letra desta disposição levou à detenção de uma jornalista na localidade de Novi Sad, no norte de Sérvia, que por sua vez gerou fortes protestos nos partidos da oposição e nas organizações não-governamentais.

Ana Lalic, jornalista do portal nova.sr, que foi libertada esta manhã, tinha escrito um artigo sobre as condições de trabalho e a falta de material numa clínica de Novi Sad.

A primeira-ministra anunciou no canal estatal (RTS) que o Governo iria recusar a aplicação desta disposição, inicialmente criada para lutar contra a difusão de 'fake news' sobre a pandemia e assegurar que a população seja informada de maneira fiável.

"Este decreto é da minha responsabilidade, deveríamos ter explicado melhor os motivos. Vamos retirá-lo e continuar [a lutar contra a pandemia]. Tudo faremos para que estas situações não se repitam para evitar fornecer pretextos aos críticos", declarou Ana Brnabic.

A Sérvia contabiliza perto de 1.200 infetados com o vírus da covid-19, dos quais 31 acabaram por morrer.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 940 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 47 mil.

Dos casos de infeção, cerca de 180.000 são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório