Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

EUA. Democratas adiaram convenção presidencial para final de agosto

O Partido Democrata adiou para a semana de 17 de agosto a sua convenção de nomeação do candidato às eleições presidenciais nos EUA, por causa da pandemia covid-19.

EUA. Democratas adiaram convenção presidencial para final de agosto
Notícias ao Minuto

18:03 - 02/04/20 por Lusa

Mundo Estados Unidos

A convenção Democrata estava marcada para decorrer entre 13 a 16 de julho, em Milwaukee, no Wisconsin, para escolher o candidato que defrontará o Republicano Donald Trump, nas eleições presidenciais de novembro próximo.

"Neste atual clima de incerteza, acreditamos que a abordagem mais inteligente é esperar um pouco mais para monitorizar a situação, para que possamos posicionar o nosso partido para uma convenção segura e bem-sucedida", disse hoje Joe Solmonese, diretor da convenção Democrata.

Na quarta-feira à noite, num programa televisivo, Joe Biden, o ex-vice-Presidente que lidera as primárias Democratas para escolher o candidato presidencial, disse que duvidava que a convenção democrata pudesse ser realizada em julho, como estava inicialmente previsto.

"Penso que acabará por mudar para agosto", disse Biden, acrescentando que o partido deveria preparar alternativas para os vários cenários de evolução da pandemia de covid-19.

Os republicanos têm marcada a sua convenção para os dias 24 a 27 de agosto, em Charlotte, na Carolina do Norte, devendo manter a data, mas os organizadores do evento dizem-se preparados para fazer um adiamento, se vier a ser necessário.

Nem os líderes Democratas nem os Republicanos querem sacrificar o impulso às suas campanhas presidenciais que as convenções tradicionalmente propiciam, pelo que todos procuram organizar os eventos em momentos que permitam tirar proveito dessas vantagens eleitorais.

Contudo, todos também reconhecem que a saúde pública estará sempre em primeiro lugar e as direções dos partidos dizem estar a estudar soluções para a eventualidade de as medidas de distanciamento social ainda estarem em vigor, no momento em que as convenções se realizarem.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 940 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 47 mil.

Dos casos de infeção, cerca de 180.000 são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório