Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Destacado general iraniano em Bagdad para contactos políticos

Um destacado general iraniano chegou esta semana ao Iraque para tentar unir a oposição política xiita, que está a impedir o primeiro-ministro indigitado de formar governo, noticiou hoje a agência norte-americana Associated Press, citando fontes não identificadas.

Destacado general iraniano em Bagdad para contactos políticos
Notícias ao Minuto

17:39 - 01/04/20 por Lusa

Mundo Irão

Ismail Ghani, comandante da força de elite iraniana Al-Quds, chegou a Bagdad na segunda-feira, segundo responsáveis iraquianos, naquela que é a sua primeira visita ao Iraque desde que sucedeu no cargo a Qassem Suleimani, morto num ataque aéreo dos Estados Unidos em janeiro em Bagdad.

O general aterrou no aeroporto de Bagdad, apesar da suspensão de voos decretada para combater a propagação do novo coronavírus, segundo quatro responsáveis iraquianos citados pela AP sob condição de anonimato.

Qassem Soleimani visitava frequentemente Bagdad e era conhecido pela capacidade de estabelecer diálogo entre os mais inflexíveis opositores iraquianos, mas, segundo a AP, muitos duvidam que Ismail Ghani consiga o mesmo, dada a profunda divisão política no Iraque, o fraco domínio da língua árabe e a ausência de relações pessoais com as personalidades-chave.

"Este é o primeiro teste para ver se ele consegue unir a oposição xiita, como Suleimani estava a fazer", disse um destacado político xiita à AP.

O Iraque atravessa uma crise política, com o primeiro-ministro indigitado, Adnan al-Zurfi, a enfrentar resistência no parlamento. Antes dele, Mohammed Allawi, indigitado primeiro-ministro, desistiu da confirmação pelo parlamento, citando "obstrução política".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório