Europa lança amanhã satélites que permitem validar sistema concorrente do GPS

A Agência Espacial Europeia (ESA) anunciou para sexta-feira o lançamento de dois novos satélites Galileo, num passo crucial para validar o sistema de navegação europeu, concorrente do GPS norte-americano.

Nove relógios do sistema de navegação Galileo falharam, anuncia ESA

© Lusa

Lusa
11/10/2012 13:43 ‧ 11/10/2012 por Lusa

Mundo

Espaço

O lançamento está previsto para as 15h15 locais (19h15 em Lisboa) desde o Centro Espacial Europeu de Kuru, na Guiana Francesa, e marcará um passo importante no programa europeu de navegação por satélite porque permitirá, pela primeira vez, o cálculo de uma posição no terreno utilizando apenas o sinal do sistema Galileo.

Os dois satélites, que se juntam a dois outros lançados em Outubro do ano passado, serão enviados num foguetão Soyuz, informou a ESA.

"Todos juntos, formarão uma mini-constelação de quatro satélites. Isto irá permitir-nos validar o sistema completo", disse Javier Benedicto, gestor do projecto Galileo na ESA.

Quatro é o número mínimo de satélites necessários para constituir um sistema de navegação no solo terrestre, utilizando sinais de satélite para obter uma posição de latitude, longitude, altitude e uma referência temporal.

No final do processo, que agora começa a fase de validação, o sistema Galileo terá 30 satélites, mais seis do que o sistema norte-americano Global Positioning System (GPS), mas no final de 2014 já estarão em órbita 18 satélites, o que permitirá disponibilizar os primeiros serviços ao público em geral.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas