Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

AO MINUTO: Portugal com mais de 8 mil casos; Mortes sobem no Reino Unido

No mundo inteiro foram registados 860 mil casos de Covid-19. Cerca de 42.300 pessoas morreram e mais de 178 mil recuperaram da doença. Acompanhe aqui Ao Minuto os últimos desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Portugal com mais de 8 mil casos; Mortes sobem no Reino Unido
Notícias ao Minuto

07:57 - 01/04/20 por Fábio Nunes

Mundo Coronavírus

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai anunciar esta quinta-feira a renovação do Estado de Emergência por mais 15 dias, ou seja, até ao dia 17 de abril. O Chefe de Estado já tinha afirmado ao início da tarde desta terça-feira que se impunha "manter as medidas de contenção" em Portugal, declarações que sinalizavam o esperado prolongamento do Estado de Emergência. 

Não obstante, esta quarta-feira vai ter lugar no Palácio da Ajuda, às 15h00, um Conselho de Ministros extraordinário para "apreciação do Projeto de Decreto do Presidente da República de prorrogação do Estado de Emergência"

O boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) desta quarta-feira deu conta de um aumento no número de casos de infeção, que totalizam agora 8.251. Registaram-se mais 27 mortes, subindo para 187 desde o início do surto em Portugal. 

Esta terça-feira também foi descartada a hipótese de um cerco sanitário no Porto. O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, sublinhou que "não houve qualquer indicação da autoridade de saúde nesse sentido"

A Organização Mundial de Saúde (OMS) disse que a pandemia de Covid-19 está a estabilizar na Europa. Ainda assim os números diários de casos de infeção em Itália e Espanha continuam a ser muito elevados. Itália contabiliza mais de 105 mil pessoas infetadas e 12.428 mortos. Já Espanha totaliza mais de 100 mil casos e mais de nove mil mortes

Mas o foco da pandemia parece estar a divergir cada vez mais para os Estados Unidos, com mais de 188 mil casos de infeção e 3.873 mortes

No total, 860 mil pessoas foram diagnosticadas com a Covid-19 no mundo inteiro. A doença causou a morte a 42.300 pessoas e mais de 178 mil recuperaram. Pode consultar aqui a página do centro de pesquisa de coronavírus da Universidade Johns Hopkins, cujos números da pandemia estão em permanente atualização

Acompanhe aqui Ao Minuto os últimos desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h40 - Chega ao fim este registo. 

15h28 - O número de mortes provocadas pela Covid-19 na cidade de Nova Iorque superou esta quarta-feira as mil, avança a Associated Press. Os dados divulgados pelo departamento de Saúde de Nova Iorque mostram que a doença está a ter um impacto particularmente forte em Brooklyn e Queens. 

Isto no dia em que abriu um hospital de campanha em pleno Central Park. 

15h16 - O governo alemão considerou hoje que os "princípios do estado de direito" devem ser respeitados por todos os membros da União Europeia, incluindo a Hungria, país onde o primeiro-ministro, Viktor Orbán, passou a ter poderes ilimitados sob o pretexto da pandemia de coronavírus

15h10 - A Apple vai doar 50 milhões de yuans (6,4 milhões de euros) para ajudar a China a recuperar do surto de Covid-19. Este valor é o dobro do inicialmente prometido pela tecnológica, que reabriu as suas lojas na China em meados de março

15h03 - O Ministério da Saúde da Arábia Saudita anunciou 157 novos casos de Covid-19 no país desde esta terça-feira, elevando para 1.720 o número de pessoas infetadas no reino, adianta o The Guardian. Foram registadas mais seis mortes, o que fez subir o total para 16 vítimas mortais. 

As autoridades sauditas pediram esta quarta-feira aos muçulmanos para adiarem as suas preparações para a peregrinação Hajj, a maior celebração no calendário islâmico, devido ao coronavírus

14h57 - A Suíça verificou um aumento de 963 novos nas últimas 24 horas, indicaram as autoridades helvéticas. O número total de casos de infeção ultrapassou os 17 mil. Já se registaram 378 mortes desde o início do surto.

14h50 - O Japão reforçou hoje as restrições às chegadas ao país, proibindo a entrada de viajantes provenientes de 73 países e impondo uma quarentena a todos os outros. As novas medidas foram anunciadas pelo primeiro-ministro Abe Shinzo e entram em vigor esta sexta-feira. 

14h46 - Aung San Suu Kyi, a líder de Myanmar, criou uma conta de Facebook por causa da pandemia do novo coronavírus. "Não tinha vontade de me juntar ao Facebook inicialmente", explicou na sua primeira publicação na rede social. "Sob as circunstâncias atuais, foi criada para comunicar mais rapidamente e eficientemente com as pessoas". 

Myanmar detetou 15 casos de Covid-19 e registou uma morte. 

14h40 - O primeiro-ministro António Costa afirmou hoje que o Governo está a preparar uma solução assente na Televisão Digital Terrestre (TDT) para assegurar as aulas no período em que as escolas estão encerradas por causa da pandemia da Covid-19. Esta solução vai abranger "todos os níveis educativos". 

14h24 - O Departamento de Saúde britânico revelou que morreram mais 563 pessoas no espaço de 24 horas, o que significa que no total já foram registadas 2.352 vítimas mortais no Reino Unido. O número de casos confirmados subiu para os 29.474. 

14h19 - O Fringe Festival, em Edimburgo, considerado a "maior celebração das artes e da cultura no planeta", foi cancelado pela primeira vez em mais de 70 anos por causa da pandemia de Covid-19, de acordo com a CNN. O festival estava agendado para agosto e a primeira-ministra escocesa Nicola Sturgeon foi uma "decisão dolorosa". 

14h12 - A British American Tobacco, empresa que detém marcas como a Lucky Strike ou a Camel, anunciou que está a "desenvolver uma potencial vacina para a Covid-19". A vacina encontra-se na fase de "testes pré-clínicos" e, se for aprovada, poderá começar a ser produzida em junho

14h05 - O presidente da Generalitat, Quim Torra, recebeu hoje alta médica, mas vai continuar em casa, depois de fazer um teste com resultado negativo à Covid-19. Há 15 dias Torra fez um teste que deu positivo. 

14h03 - A Áustria vai receber doentes franceses infetados com o novo coronavírus e a precisarem de tratamento em unidades de cuidados intensivos

Segundo a Direção-Geral da Saúde francesa, já foi transferido um total de 324 infetados com o novo coronavírus para outras zonas do país menos pressionadas pela pandemia e para outros estados fronteiriços (Alemanha, Suíça e Luxemburgo)

13h59 - Os ministros das Finanças africanos alertaram hoje que o continente pode levar até três anos para recuperar dos efeitos da pandemia e defenderam um perdão total da dívida, para todos os países, durante esse período. 

13h42: O Centro de Apoio e Solidariedade da Pousa (CASP), em Barcelos, registou um total de 22 idosos infetados com o novo coronavírus. Cinco dos infetados estão no hospital e 17 foram transferidos na terça-feira para o seminário da Silva, também no concelho de Barcelos, para permitir a desinfeção do CASP.

13h32: A Autoridade de Saúde dos Açores elevou hoje para 57 o número de casos positivos de Covid-19 na região, com sete novos casos detetados em São Miguel e dois na Graciosa, que assim regista os primeiros doentes infetados.

13h29: Os Países Baixos registaram, nas últimas 24 horas, 1.019 novos testes positivos de infeção pelo novo coronavírus, assim como 134 mortes. Até à data, o país soma um total de 13.614 pessoas diagnosticadas com Covid-19 e 1.713 vítimas mortais.

13h27: Os sindicatos médicos solicitaram uma "reunião urgente" com a ministra da Saúde devido ao "rápido crescimento da incidência" da Covid-19 e do número de clínicos infetados. As estruturas sindicais alertam que muito dos médicos infetados têm necessidade de cuidados intensivos e de longos tratamentos.

13h15: O primeiro-ministro, António Costa, afirmou hoje que o Governo vai "apertar um bocadinho" e clarificar as regras de circulação, sobretudo no período da Páscoa, e avisou que abril vai ser um mês "perigosíssimo" em termos de propagação da Covid-19.

13h14: A Câmara de Aveiro alertou hoje que no concelho "continuam a faltar testes à Covid-19 e material de apoio para os profissionais de saúde", apesar de ter sido anunciado que seria uma das prioridades na distribuição dos testes. No entanto, garante está a trabalhar para "trazer ao município e à região o material necessário".

12h46 - Na conferência de imprensa diária da Direção-Geral da Saúde (DGS) e do Ministério da Saúde, António Lacerda Sales, secretário de Estado da Saúde, fez questão de deixar uma palavra à Linha SNS24, que "atende hoje mais de 18 mil chamadas por dia", sendo que antes da pandemia atendia, em média, cinco mil.

12h44 - Vladimir Putin decidiu optar pelo teletrabalho, em face da propagação do novo coronavírus, disse hoje à imprensa o porta-voz da presidência russa, Dmitri Peskov. A informação surgiu um dia depois de se saber que um médico que contraiu o coronavírus esteve com Putin na semana passada. 

12h34 - O Príncipe Alberto do Mónaco recuperou da Covid-19. Os médicos autorizaram-no a "terminar o período de quarentena". 

12h19 - O boletim epidemiológico diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) dá conta de 808 novos casos nas últimas 24 horas e mais 27 mortes. No total, já foram diagnosticados 8.251 casos de Covid-19 e morreram 187 pessoas em Portugal. 43 pessoas recuperaram

12h13 - Se em Portugal e noutros países europeus as pessoas estão a aplaudir os profissionais de saúde que estão na linha da frente no combate à pandemia de Covid-19, nas Filipinas a polícia tem de escoltá-los para as unidades hospitalares. A decisão das autoridades foi tomada na sequência de ataques a profissionais de saúde, segundo a Philippines News Agency. 

12h01 - Subiu para cinco o número de casos de Covid-19 no sistema prisional nacional, com uma assistente administrativa do Estabelecimento Prisional de Sintra a testar positivo.

11h53 - O número de mortes causadas pela Covid-19 em África subiu para 196 nas últimas horas num universo de mais de 5.700 casos confirmados em 49 países

11h49 - O balanço mais recente no Canadá indica que o número de casos de infeção ascendeu aos 8.612 e que morreram 108 pessoas desde o início do surto do novo coronavírus no país, revela o El País. 

11h39 - O Turquemenistão decidiu proibir o uso da palavra coronavírus, revela a Repórteres Sem Fronteiras. Os meios de comunicação estatais deixaram de usá-la e a palavra foi removida de brochuras de saúde. Tal como a Coreia do Norte, o país não registou oficialmente até ao momento qualquer caso de Covid-19. 

11h34 - A Organização Mundial de Saúde (OMS) vai ajudar financeiramente a Coreia do Norte a combater a pandemia de Covid-19, refere agência sul-coreana Yonhap. A OMS vai disponibilizar 900 mil dólares (cerca de 818 mil euros) para apoiar o país, cujo governo continua a dizer que não registou qualquer caso de Covid-19. Algo que os especialistas consideram improvável.

11h19 - Os jogadores do Benfica reuniram uma verba que permitiu adquirir material médico para o Serviço Nacional de Saúde (SNS)

"51 mil máscaras, 540 mil pares de luvas, 750 óculos especiais de proteção, 750 fatos térmicos e 200 termómetros infravermelhos, materiais de extraordinária utilidade e relevância para o SNS", indicou o Benfica. 

11h16 - Os especialistas na área digital consideraram esta quarta-feira que o rastreamento de informações pessoais anónimas poderá ajudar a conter a propagação da pandemia na União Europeia, mas afirmaram que a medida chega tarde. 

11h11 - Dois enfermeiros da Santa Casa da Misericórdia de Vizela estão infetados com o vírus da Covid-19 e os utentes da instituição que contactaram com aqueles profissionais de saúde foram isolados, disse hoje o presidente da Câmara. Vítor Hugo Salgado acrescentou que os dois enfermeiros e demais elementos da equipa foram de imediato substituídos nas suas funções. 

11h08 - O primeiro-ministro japonês Abe Shinzo anunciou hoje que não vai declarar o Estado de Emergência, apesar dos vários apelos que lhe têm chegado relativamente às consequências da pandemia no país. 

"Neste momento, não acredito que estejamos em situação de declarar o estado de emergência. Basicamente, gostaria de decidir se emito uma declaração desse tipo ao dar prioridade à proteção da saúde da população", ressalvou Abe Shinzo

Há 1.953 casos confirmados de infeção do novo coronavírus no Japão e 56 mortes no país. 

10h57 - O Ministério da Saúde iraniano revelou que foram registados quase três mil novos casos positivos para a Covid-19 e 138 mortes nas últimas 24 horas. O Irão superou as três mil mortes e soma mais de 47.500 contágios. Mais de 15 mil pessoas já recuperaram

10h48 - A Generalitat enviou um documento para os serviços de emergências médicas catalães no qual constam recomendações para a "limitação do esforço terapêutico para pacientes com suspeitas de Covid-19 e insuficiência respiratória aguda". O governo regional da Catalunha pede aos profissionais de saúde para sugerirem a "morte em casa" 

10h34 - Espanha superou os 100 mil casos de infeção e registou mais de 800 mortos pelo quinto dia consecutivo. No espaço de 24 horas foram diagnosticados mais de 7.700 novos casos de Covid-19.

No total, Espanha contabiliza agora mais de nove mil mortes. 22.600 recuperaram e tiveram alta desde o início do surto no país. 

10h29 - O presidente francês Emmanuel Macron disse que o país vai investir quatro mil milhões de euros em produtos de saúde "estratégicos", que incluem máscaras e ventiladores. O objetivo é tornar a França "totalmente e completamente auto-suficiente" até ao final do ano, avança a BFMTV

10h18 - O ministro da Saúde espanhol, Salvador Illa, advertiu no Twitter que "chegar ao pico da pandemia não significa resolver o problema". "Há que dobrar a curva e vencer o vírus", destacou. 

10h15 - De forma a apoiar entidades do setor social e solidário que enfrentam a crise espoletada pela pandemia de Covid-19, o Governo anunciou, esta quarta-feira, que criou uma medida de Apoio ao Reforço de Emergência de Equipamentos Sociais e de Saúde. Esta medida promove a integração de desempregados e de trabalhadores com contrato suspenso ou horário de trabalho reduzido em lares e hospitais

10h10 - O governo italiano vai prolongar as medidas de confinamento obrigatório até ao dia 13 de abril. A decisão foi confirmada esta quarta-feira pelo ministro da Saúde, Roberto Speranza, que compareceu no Senado, adianta a agência Efe

As medidas de isolamento social e de encerramento das atividades temporárias vigoram até à próxima sexta-feira. 

10h04 - Esta quarta-feira 36 pacientes infetados com o coronavírus na região de Paris, e que estavam internados em unidades de cuidados intensivos, vão ser transportados de TGV para hospitais da Bretanha, uma das zonas de França menos afetadas pela pandemia, de acordo com a Associated Press. 

9h52 - A qualidade do ar em Portugal registou um "efetivo aumento" no período do Estado de Emergência que vivemos. No caso de Lisboa a redução "é mais significativa, chegando aos 80% em alguns locais da capital" e no Porto "a redução atinge os 60% em alguns pontos". 

9h48 - Depois da corrida ao papel higiénico, a pandemia está a gerar uma corrida às bebidas alcoólicas na Austrália. Um estudo levado a cabo pelo Commonwealth Bank estima que o gasto da população em álcool tenha aumentado em 86% em relação período homólogo

Face a esta elevada procura, algumas superfícies comerciais decidiram impor limites. 

9h37 - Os dados mais recentes do Instituto Robert Koch dão conta de mais de 5.400 novos casos de infeção e mais 149 mortes na Alemanha nas últimas 24 horas. O país passa assim a contabilizar um total de 67.366 casos confirmados de Covid-19 e 732 vítimas mortais.  

9h27 - A pandemia de Covid-19 já matou mais de 30 mil pessoas na Europa, mais de dois terços em Itália e em Espanha, segundo um balanço da AFP.

9h25 - O Pentágono descartou, para já, evacuar um porta-aviões, em resposta a um pedido feito pelo comandante, que procura conter o surto da Covid-19 no navio

9h23 - Numa entrevista ao Notícias ao Minuto, o sociológo das Migrações e professor universitário, Rui Pena Pires, salienta que "Portugal não tem dimensão para enfrentar sozinho esta situação", e que uma eventual nova crise social no país vai "depender muito de qual for a reação da União Europeia e das instituições"

9h18 - As autoridades italianas decidiram alterar uma das regras do confinamento e já permitem que os menores de 18 anos saiam de casa, desde que acompanhados por um adulto. Este passeio deve ser feito sempre, e apenas, nas imediações das suas residências.

9h15 - Um estudo conduzido pelo Imperial College London analisou as medidas adotadas em 11 países europeus e concluiu que as políticas restritivas implementadas para combater a Covid-19 evitaram cerca de 59 mil mortes nestes países

9h12 - As empresas tecnológicas têm-se adaptado às limitações suscitadas pela pandemia de Covid-19 e muitas são as invenções que surgem relacionadas com a doença e que visam ajudar-nos. É o caso de uma pulseira criada pela Slightly Robot, que apita sempre que o utilizador está prestes a levar as mãos à cara

9h08 - Saiba como os sintomas da Covid-19 evoluem de forma diária, quer se tratem de casos ligeiros, moderados ou mais agressivos. 

9h04 - A partir de hoje e pelo menos até ao dia 4 de maio, a TAP vai voar apenas para a Madeira e para os Açores. A companhia aérea diz ter sido "forçada a parar temporariamente quase por completo a sua atividade", dadas as restrições impostas pelos países para conter o novo coronavírus.

8h59 - A Rússia enviou um avião militar com material sanitário para os Estados Unidos, segundo o El País. Vladimir Putin disponibilizou equipas médicas e equipamento de proteção a Donald Trump, que "aceitou com gratidão a ajuda humanitária", revelou o Kremlin. 

8h45 - A Direção-Geral da Saúde (DGS) partilhou um vídeo em que explica o modo como devemos limpar as superfícies durante a pandemia da Covid-19. Recomendações importantes neste período. 

8h32 - Donald Trump está a equacionar restringir as viagens oriundas do Brasil, como fez com a China e a Europa, devido ao aumento de casos da Covid-19 no país sul-americano. "O Brasil, por exemplo, não teve problemas até muito recentemente e agora começa a tê-lo", referiu o presidente norte-americano.

O Brasil é o país latino-americano com mais casos confirmados da Covid-19 (5.717) e também com o maior número de mortes (201). 

8h25 - A Coordenação das Organizações Indígenas da Bacia Amazónica (COICA), que reúne comunidades dos nove países amazónicos, instou na terça-feira os respetivos governos a adotarem medidas de proteção para enfrentarem a pandemia do novo coronavírus

8h17 - A Argentina ultrapassou na terça-feira os mil infetados pelo novo coronavírus, que já causou 27 mortes, após terem sido registadas nas últimas 24 horas mais três vítimas fatais, anunciou o Ministério da Saúde argentino. 

8h13 - O presidente da Câmara de Ovar, Salvador Malheiro, disse na terça-feira que a Covid-19 já provocou 277 infetados e 13 mortes entre os 55.400 habitantes. O município está desde 17 de março em estado de calamidade pública devido à doença. 

O autarca considerou estes "resultados animadores", pois demonstram a eficácia do cerco sanitário no concelho, que está em vigor desde o dia 18. 

8h09 - A Alemanha está a preparar um estudo para aferir quantas pessoas são imunes ao novo coronavírus. Partindo desse estudo, o governo de Angela Merkel pretende perceber qual a melhor altura para levantar restrições e regressar à normalidade. O governo alemão está a ponderar a possibilidade de passar 'certificados de imunidade' à Covid-19 para libertar de algumas restrições aqueles que não contraem o vírus

7h55 - A Comissão Nacional de Saúde da China informou esta quarta-feira sobre o registo de 36 novos casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus, mantendo-se assim a tendência de redução do número de novos casos no país. 

7h49: Jair Bolsonaro adotou um tom mais moderado, mas voltou a insistir na importância de a população manter os empregos durante a pandemia

"Temos uma missão: salvar vidas, sem deixar para trás os empregos. Por um lado, temos de ter cautela e precaução com todos, principalmente junto aos mais idosos e portadores de doenças preexistentes. Por outro, temos de combater o desemprego que cresce rapidamente, em especial entre os mais pobres. Vamos cumprir essa missão, ao mesmo tempo em que cuidamos da saúde das pessoas", frisou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório