Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

AO MINUTO: Estado de Emergência será renovado. Mais de 41 mil mortos

O número de infetados e mortos pelo novo coronavírus no mundo não para de crescer e são já quase 830 mil os contagiados pelo Sars-CoV-2.

AO MINUTO: Estado de Emergência será renovado. Mais de 41 mil mortos
Notícias ao Minuto

21:43 - 31/03/20 por Silvia Abreu

Mundo Covid-19

O novo coronavírus continua a não dar tréguas e são já quase 830 mil os casos de infeção no mundo e 41.072  as vítimas mortais, desde que surgiu na China, em dezembro.

Em Portugal, de acordo com os últimos dados da DGS, há, neste momento, 7.443 casos confirmados, dos quais 627 estão internados (188 em Unidades de Cuidados Intensivos) e 160 mortes. Já o número de recuperados mantém-se nos 43.

Sob Estado de Emergência desde o dia 18 de abril, é assim que o país se irá manter, de acordo com a SIC, quando Marcelo Rebelo de Sousa divulgar a prorrogação desta medida excecional na quinta-feira.

O Governo irá reunir-se em Conselho de Ministros Extraordinário esta quarta-feira, para apreciação do projeto de decreto do Presidente da República de prorrogação do Estado de Emergência.

Itália e Espanha continuam a ser os países da Europa que mais fazem soar os alarmes e, do outro lado do Atlântico, também os EUA registam milhares de casos.

Acompanhe aqui AO MINUTO os últimos desenvolvimentos sobre a Covid-19:

00h00 - Nesta terça-feira, Espanha (+849), Itália (+837) e os Estados Unidos (+700) foram os países com mais mortes registadas nas últimas 24 horas. Portugal, de acordo com o balanço mais recente da DGS, regista um total de 160 mortes (mais 20 do que na véspera) e 7.443 casos de infeção (mais 1.035 do que na segunda-feira).

O AO MINUTO desta terça-feira chega agora ao fim, sendo retomado na manhã de quarta-feira.

23h51 - Ao contrário de comentários anteriores, o presidente dos EUA reconheceu durante a conferência de hoje que a Covid-19 não é uma "gripe comum".

23h43 - Suzanne Hoylaerts, de 90 anos, foi admitida num hospital duas semanas depois de começar a ter sintomas agudos do novo coronavírus. Quando os médicos propuseram pô-la num ventilador rejeitou a proposta e disse estar a tomar essa opção para libertar recursos para doentes com menos idade.

23h38 - A ANA - Aeroportos de Portugal propõe aos trabalhadores licenças sem vencimento, redução em 20% do período normal de trabalho durante três meses e o gozo antecipado de férias para reduzir o impacto da crise provocada pelo novo coronavírus.

23h29 - O diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infeciosas, Anthony Fauci, referiu hoje que os Estados Unidos se devem preparar para que o novo coronavírus faça entre 100 mil a 240 mil vítimas mortais no país.

"Não aceitaremos esse número, vamos fazer tudo o que podemos para que não seja atingido", acrescentou, durante a conferência de imprensa sobre a Covid-19, desta terça-feira.

23h23 - Joseph Cannataci, relator principal da Organização das Nações Unidas para questões de privacidade, adverte que ameaça de saúde causada pela pandemia de novo coronavírus poderá transformar os regimes democráticos como os conhecemos.

23h20 - Um jovem de 13 anos morreu na passada segunda-feira num hospital em Londres devido ao novo coronavírus, tornando-se a vítima mais jovem do Reino Unido. De acordo com a imprensa inglesa, o jovem, que não tinha problemas de saúde subjacentes, foi colocado em coma induzido, mas acabaria por morrer sozinho na unidade hospitalar, uma vez que os familiares não podem contactar com doentes de Covid-19 internados.

23h19 - O Brasil ultrapassou hoje os 200 mortos e registou 5.717 infetados, mais 1.138 do que ontem, revelaram as autoridades de saúde.

23h15 - A pandemia da Covid-19 é uma realidade na qual milhões de crianças estão a viver. Esta terça-feira, foi lançado o primeiro livro infantil em Portugal sobre o novo coronavírus, intitulado de ‘A Cidade de Todos os Dias’, que promete ajudar os mais novos a compreender o momento atual.

23h12 - O presidente norte-americano pediu ainda a todos os cidadãos que façam o que está ao seu alcance para impedir a propagação do novo coronavírus, um "vírus mortal", como referiu.

23h06 - Donald Trump avisou a nação, durante a conferência de imprensa desta terça-feira, sobre a Covid-19, que as próximas duas semanas serão "muito difíceis". As medidas de contenção impostas nos EUA serão prolongadas até dia 30 de abril.

"Quero que todos os americanos se preparem para os dias difíceis que temos pela frente", afirmou, referindo que espera depois "ver uma luz ao fundo do túnel".

23h03 - As autoridades de Las Vegas, no estado norte-americano do Nevada, decidiram criar, num parque de estacionamento, um espaço de acolhimento provisório para as pessoas sem-abrigo que ficaram sem ter onde dormir depois do encerramento de um abrigo, por causa de um caso de infeção por Covid-19.

22h59 - O Facebook anunciou hoje a ativação de um serviço de entreajuda, batizada de 'Comunidade de Ajuda', no seu Centro de informação sobre a Covid-19, onde os utilizadores podem informar-se sobre a pandemia, ou pedir ajuda.

22h57 - O ex-presidente do Marseille, Pape Diouf perdeu a vida nesta terça-feira infetado com o novo coronavírus, informou o Marseille nas redes sociais.

22h55 - Jon Bon Jovi, de 58 anos, acredita que o seu filho Jacob, de 17, poderá ter sido infetado com a Covid-19. Em declarações feitas através de videochamada ao 'Entertainment Tonight', o músico contou que o filho sentiu sintomas ligeiros da doença.

22h43 - Foram registadas mais de 700 novas mortes pela Covid-19 nos EUA, esta terça-feira, avançam os meios internacionais, após contabilizarem os dados divulgados por cada Estado. Este terá sido o maior número de mortes registado no país em 24 horas, elevando o número total de vítimas mortais para mais de 3500. Os dados oficiais serão divulgados amanhã.

22h38 - Com o Reino Unido em quarentena, com as pessoas aconselhadas a não sair de casa, uma enfermeira tinha dificuldades em encontrar lugar para o estacionar. Acabou por deixar o carro mal estacionado, foi ameaçada, mas a sua resposta tornou-se viral.

"O seu bilhete é vergonhoso em qualquer circunstância, mas ainda mais no tempo que vivemos. Seja gentil", referiu, numa parte da mensagem.

22h35 - Os Países Baixos prorrogaram hoje até 28 de abril as medidas de encerramento impostas a escolas, restaurantes e bares, como forma de combater a pandemia do novo coronavírus, noticiou a agência AFP.

22h29 - O presidente da Câmara do Porto já reagiu às declarações do Secretário de Estado da Saúse, António Lacerda Sales, que referiu que o cerco sanitário naquela zona "não faria qualquer sentido".

"Sobre o cerco... tínhamos razão. Como está comprovado. Números errados e pré-anúncio de decisões inúteis. Ainda bem que prevalece o bom senso e que alguém esclarece com clareza", escreveu o autarca nas redes sociais.

22h27 - Italiana a viver no Porto criticou o facto dos agentes policiais avisarem as pessoas, mas não passarem multas.  

"Os cidadãos estão a responder um pouco tarde porque a pandemia não é vista como uma ameaça", referiu.

22h22 - Unidades de Cuidados Intensivos em Espanha já estão a reduzir doses ou a regressar a outro tipo de fármacos já não utilizados para este tipo de situações, avança o El País. Medida deve-se à época de pressão máxima sob a qual se encontra o sistema de saúde espanhol, que tem vindo a registar números alarmantes de mortes pela Covid-19. 

22h19 - Um grupo de 150 médicos de Saúde Pública assinou uma carta dirigida à Provedora de Justiça manifestando "profunda consternação" por esta considerar desadequado que os portugueses vindos do estrangeiro tenham de cumprir isolamento profilático devido à covid-19.

22h18 - O diretor-adjunto de Operações da Polícia Nacional espanhola, José Ángel González, está infetado com o novo coronavírus, segundo indicaram fontes policiais ao El Mundo. O comissário é mais um elemento da equipa inicial de gestão da luta contra a pandemia a ficar doente.

22h15 - António Guterres divulgou ainda que a ONU está a criar um novo fundo para ajudar os países menos desenvolvidos a responder à crise do novo coronavírus. "Estamos nisto juntos e devemos ultrapassá-lo juntos", salientou.

22h09 - Com o número crescente de casos pelo Sars-CoV-2 a aumentar diariamente, o secretário-geral da ONU, António Guterres, lançou um alerta aos países sobre a recessão, sem comparação a alguma anterior, que a pandemia terá.

"A magnitude da resposta deve corresponder à escala da crise, de forma coordenada e compreensiva, com respostas a nível nacional e internacional, de acordo com a Organização Mundial de Saúde", disse

22h03 - Um hospital de campanha está a ser preparado num resort, perto de Cardiff, Reino Unido, para ajudar as autoridades locais com os casos crescentes de infeção pelo novo coronavírus.

22h01 - Laboratórios científicos portugueses estão a desenvolver um teste de diagnóstico da covid-19 que possa detetar anticorpos gerados pelo sistema imunitário contra o coronavírus que causa a doença infecciosa.

21h52 -  De acordo com o novo balanço mundial, o novo coronavírus já matou 41.072 pessoas e infectou quase 830 mil em todo o mundo.

21h35 - O Ministério da saúde de Oman reportou esta terça-feira a primeira morte vítima da Covid-19. Trata-se de um cidadão, de 72 anos.

21h27 - O vazio que inundou muitas das cidades mais movimentadas do mundo devido ao novo coronavírus não passa despercebido aos olhos, nem aos ouvidos. O site Cities and Memories, no ar há cinco anos, mostra aos utilizadores os sons das cidades onde habitam e publicam-nos online numa tentativa de mostrar como soam os locais onde residem e, de há umas semanas para cá, o resultado é bem diferente. Confira alguns exemplos aqui.

Pode recordar o acompanhamento AO MINUTO anterior aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório