Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Eleições na Etiópia marcadas para 29 de agosto adiadas

A comissão eleitoral da Etiópia anunciou hoje que as eleições gerais no país, previstas para 29 de agosto, foram adiadas sem nova data, devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus.

Eleições na Etiópia marcadas para 29 de agosto adiadas
Notícias ao Minuto

19:54 - 31/03/20 por Lusa

Mundo Eleições

"Devido aos problemas com o novo coronavírus, a comissão eleitoral decidiu que não poderia realizar as eleições na data prevista e, portanto cancelamos e suspendemos todas as atividades" relacionadas com o ato eleitoral, disse a comissão num comunicado.

A comissão eleitoral não deu uma nova data para a realização das eleições, adiantando apenas que um novo agendamento será proposto "quando a pandemia acabar".

As eleições naquele país são vistas como um passo crucial na transição política que o primeiro-ministro, Abiy Ahmed, vencedor do Prémio Nobel da Paz de 2019, está a tentar implementar contra um cenário de elevado nível de violência comunitária.

A campanha oficial deveria começar em 28 de maio e a publicação dos resultados deveria ter lugar antes de 08 de setembro.

A Etiópia tem registados oficialmente 25 casos de infeção pelo novo coronavírus e as autoridades federais e regionais já impuseram restrições, como a proibição de reuniões em massa e de viagens.

Estas medidas, não permitiram alegadamente a conclusão atempada de algumas das fases fundamentais para a realização das eleições, tais como o recenseamento eleitoral e o recrutamento e formação de observadores, disse a comissão.

Nas anteriores eleições legislativas de 2015, a coligação governamental, a Frente Democrática Revolucionária Popular Etíope (EPRDF), ganhou os 547 lugares no parlamento. Desde então, porém, Abiy Ahmed decidiu transformar o EPRDF num partido político unificado, o Partido da Prosperidade Etíope.

No entanto, esta mudança controversa foi rejeitada por uma das quatro forças da EPRDF, a Frente de Libertação do Povo Tigray (TPLF), que até 2018 dominou a coligação e foi muito marginalizada por Abiy, que é da etnia Oromo, uma das duas maiores do país.

Além disso, a abertura política de Abiy suscitou velhos ressentimentos étnicos. Em outubro, os confrontos em Oromia resultaram na morte de 86 pessoas.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 803 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 40 mil.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

O continente europeu, com quase 439 mil infetados e mais de 27.500 mortos, é aquele onde se regista atualmente o maior número de casos, e a Itália é o país do mundo com mais vítimas mortais, com 11.591 mortos em 101.739 casos confirmados até segunda-feira.

O número de mortes em África subiu para 173, com os casos confirmados a ultrapassarem os 5.000 em 48 países, de acordo com as mais recentes estatísticas sobre a doença no continente. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório