Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Covid-19: Trump e Erdogan apelam ao cessar-fogo na Síria e Líbia

Os Presidentes dos Estados Unidos e da Turquia concordaram hoje, em contacto telefónico, sobre a "importância" para países em conflito, como a Síria e a Líbia, "de aderirem a um cessar-fogo" em período de crise sanitária mundial.

Covid-19: Trump e Erdogan apelam ao cessar-fogo na Síria e Líbia
Notícias ao Minuto

17:09 - 31/03/20 por Lusa

Mundo Coronavírus

"Os presidentes [dos EUA Donald] Trump e [da Turquia Recep Tayyip] Erdogan estão de acordo sobre o facto de ser mais importante que nunca que os países em conflito, em particular a Síria e a Líbia, adiram a um cessar-fogo e trabalhem numa solução", referiu em comunicado o Governo norte-americano.

"Os dois dirigentes chegaram a acordo para um trabalho conjunto e em boa coordenação sobre a campanha internacional para vencer o vírus e apoiar a economia mundial", prosseguiu a Casa Branca.

Trump e Erdogan apelaram há um mês à Síria e à Rússia para "pararem" a sua ofensiva militar na região de Idlib.

Nos últimos dias, devido à pandemia do covid-19 e após um apelo a um cessar-fogo mundial emitido pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, foi sugerido o fim das hostilidades nas Filipinas, Camarões, Iémen e Síria.

As autoridades de Damasco apenas revelaram um reduzido número de casos motivados pelo novo coronavírus, mas devido às condições sanitárias do país, devastado por mais de nove anos de guerra civil, os especialistas receiam que a população se encontre particularmente vulnerável em caso de propagação do covid-19.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 791 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 38 mil.

Dos casos de infeção, pelo menos 163 mil são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

O continente europeu, com quase 439 mil infetados e mais de 27.500 mortos, é aquele onde se regista atualmente o maior número de casos, e a Itália é o país do mundo com mais vítimas mortais, com 11.591 mortos em 101.739 casos confirmados até segunda-feira.

A Espanha é o segundo país com maior número de mortes, registando 8.189, entre 94.417 casos de infeção confirmados até hoje, enquanto os Estados Unidos são o que tem maior número de infetados (164.610).

Além de Itália, Espanha e China, aos países mais afetados são os Estados Unidos, com 3.170 mortes (164.610 casos), a França, com 3.024 mortes (44.450 casos), e o Irão, com 2.898 mortes reportadas até hoje (41.495 casos).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório