Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Moçambique diz ter situação controlada nas duas vilas invadidas

O porta-voz do Governo moçambicano disse hoje que a situação em Mocímboa da Praia e Quissanga "está controlada", uma semana depois de grupos armados terem ocupado duas vilas do Norte do país em menos de 48 horas.

Moçambique diz ter situação controlada nas duas vilas invadidas
Notícias ao Minuto

16:31 - 31/03/20 por Lusa

Mundo Moçambique

"As Forças de Defesa e Segurança já conseguiram manter a ordem e tranquilidade e já se circula em Mocímboa da Praia e em Quissanga [duas localidades da província de Cabo Delgado]", disse Felimão Suaze, porta-voz do Conselho de Ministros, sem, no entanto, avançar o número de mortos registados nos dois episódios.

Mocímboa da Praia fica a cerca de 90 quilómetros a sul dos megaprojetos de gás natural em construção na região, enquanto Quissanga fica 200 quilómetros a sul, mais perto da capital provincial, Pemba.

O porta-voz do Governo moçambicano admite a existência de deslocados em função dos ataques, embora sem avançar números.

"A vida das populações está a retomar naturalmente, mesmo reconhecendo que por causa do medo e do receio algumas pessoas estão a deslocar-se para Pemba ou para Nacala [em Nampula, província vizinha de Cabo Delgado]", concluiu.

Os ataques foram reivindicados por alegados grupos 'jihadistas', que, num vídeo distribuído na internet, disseram que o objetivo é impor uma lei islâmica na região.

Foi a primeira mensagem divulgada por autores dos ataques que ocorrem há dois anos e meio na província de Cabo Delgado, gravada numa das povoações que invadiram.

A província de Cabo Delgado tem sido alvo de ataques de grupos armados que organizações internacionais classificam como uma ameaça terrorista e que em dois anos e meio já fizeram, pelo menos, 350 mortos, além de 156.400 pessoas afetadas com perda de bens ou obrigadas a abandonar casa e terras em busca de locais seguros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório